Notícias

Apabb e Olimpíadas Especiais firmam acordo de parceira

Instituições vão unir esforços para melhorar a qualidade de vida das PcDs no Brasil
 
Durante os dias 9, 10, 11 e 12 de novembro, a Apabb comemorou o seu aniversário de 30 anos em um grande evento em Itanhaém (SP), no Satélite Esporte Clube. A festa reuniu famílias dos 14 Núcleos Regionais onde a Apabb está instalada pelo Brasil, além de equipe de profissionais, amigos e parceiros da Associação.
 
Um dos destaques destes dias especiais foi a assinatura de um Convênio de Colaboração Operacional entre a Apabb e a Fundação Special Olympics Brasil, na sexta-feira (10). Apesar da parceria de longa data entre as instituições, pela primeira vez foi firmado um acordo formal, assinado pelo presidente da Apabb Douglas Carvalho e por George H C Millard, presidente das Olimpíadas Especiais.
 
Durante os próximos três anos, Apabb e Olimpíadas Especiais vão unir forças e trabalhar juntas, em uma visão compartilhada, pela melhoria na qualidade de vida de crianças e adultos com deficiência intelectual. A Apabb ajudará na expansão das Olimpíadas Especiais em todo o território nacional e as Olimpíadas Especiais auxiliará no fortalecimento do Projeto Movimento e capacitação dos profissionais da associação. No início de cada ano fiscal, as lideranças das instituições se reuniram para identificar e acordar sobre eventos conjuntos e atividades para o respectivo ano.
 
“As Olimpíadas Especiais Brasil vem buscando há algum tempo ampliar sua atuação para envolver mais estados do Brasil. Como a Apabb já conta com núcleos em 14 estados, a parceria permitirá um crescimento significativo da OEB que poderá contar com esse apoio logístico no dobro de estados que hoje temos levando oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência intelectual através do esporte para pessoas que antes não tinham oportunidades. Em contrapartida a OEBRASIL dará à Apabb capacitação a seus coordenadores esportivos para prepararem equipes para participar em eventos nacionais e internacionais. É uma parceria ganha-ganha”, explica George.
 
A Apabb e as Olimpíadas Especiais têm grandes planos futuros e a formalização da parceria só reforça o compromisso em tornar o país um lugar mais inclusivo. Guiadas por um planejamento anual, ambas trabalharão para aprimorar suas atividades e oferecer oportunidades, autonomia e independência para todos. 
 
“As Olimpíadas Especiais Brasil buscam metas audaciosas. Queremos dobrar o número de atletas participantes nos próximos três anos. Queremos levar a prática esportiva rotineira e não apenas pontual a muito mais localidades do que as hoje disponíveis. A Apabb tem o importante papel não só no apoio logístico em localidades onde a OEBRASIL ainda não está presente como na formação de time /equipes com atletas com DI e parceiros não deficientes. Isso ajudará em muito a inclusão de pessoas com deficiência a partir dessa interação maior através do esporte de pessoas com e sem deficiência competindo juntos. O ‘esporte unificado’ é nossa maior aposta para aumentar a inclusão. A Apabb com os atletas, com seus técnicos e famílias contribuirão bastante. O apoio da diretoria sob liderança do presidente Douglas Pereira é fundamental para o sucesso dessa estratégia de crescimento de inclusão dos deficientes intelectuais no Brasil. Nós da OEBRASIL contamos que essa parceria sirva de exemplo a muitas outras”, finaliza.
 
Otimista, Douglas Carvalho explica que a Apabb, durante seus 30 anos, sempre foi pioneira em criar oportunidades para as pessoas com deficiência e a parceria com as Olimpíadas Especiais acontece em um momento muito especial para a associação, no ano em que completa três décadas de fundação. 
 
“Para nós da Apabb é uma enorme satisfação oficializar a parceira com a Special Olympics. Mostra a seriedade e a relevância do nosso trabalho e abrirá muitas oportunidades para as pessoas com deficiências, suas famílias, nossos profissionais e voluntários. A Special Olympics também é uma entidade muitíssimo respeitada internacionalmente, está presente em mais de 170 países, e temos objetivos comuns, principalmente, o de dar oportunidades à todas as pessoas, independentemente do nível de habilidade ou deficiência, melhorando suas vidas. Acreditamos muito no projeto de esporte unificado, que consegue unir pessoas com e sem deficiência em treinos e competições esportivas locais, estaduais, nacionais e internacionais. Vamos trabalho muito para que essa parceria dê bons frutos”, conclui.  
 
Olimpíadas Especiais
 
A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual. A entidade nacional dirigente de desportos é filiada à Special Olympics International. No Brasil 10 há modalidades esportivas (atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô); além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Juventude e Escola, Atletas Saudáveis, Corrida da Tocha, Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora) e Famílias.
 
Saiba mais clicando aqui.
 
Veja fotos no Facebook 

Data de publicação: 17/11/2017

Cadastre-se para receber nossas novidades