APABB NÚCLEO REGIONAL RIO DE JANEIRO
Fundado em:30/6/1994

 

Rua Barão de São Francisco, 177 – Térreo – Vila Isabel
CEP 20560-901 RIO DE JANEIRO - RJ
Fone/fax: (21) 3808-5663 / 3808-5664
E-mail:
apabb_rj@apabb.org.br

 

Horário de funcionamento: 8h às 18h
 

Grupo de Apoio às Famílias acontece na Apabb RJ

Publicado em: 08/05/2017

Retomando os debates e troca de ideias do GAF de março, a Apabb RJ realizou no dia 26 de abril, o GAF de abril e ampliou o conteúdo trazendo informações relevantes sobre os impactos da LBI na educação. 
 
O presidente interino da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ (CDPD – OAB/RJ), Dr. Caio Silva de Souza, explicou com detalhes como determinados direitos básicos acabam sendo negados aos usuários em função do desconhecimento tanto da Lei, quanto dos protocolos burocráticos que envolvem a operacionalização da política educacional para as pessoas com deficiência. 
 
As famílias trouxeram exemplos concretos das dificuldades que tiveram na busca pelo acesso a uma educação de qualidade. Obstáculos como a ausência do Estado, o despreparo dos profissionais da Rede, o diagnóstico tardio das deficiências, e o preconceito vivenciado no cotidiano. Preconceito este que é transversal.  A Sra. Célia Regina, mãe de Bruno Santos, relatou que além da discriminação sofrida com base na “deficiência”, havia o agravo da questão racial por parte dos colegas de classe. Segundo ela “... ser especial já era muito complicado na época, e ser especial de pele preta, mais ainda.” (Sic).
 
Outra familiar, Sra. Ivone Reis, mãe de Luis Eduardo, também compartilhou com o grupo como foi sua trajetória de lutas para garantir ao filho o acesso à escola, ao esporte, e a uma maior autonomia. 
 
Vale ressaltar que Bruno e Luis Eduardo são participantes do Projeto Movimento e atletas da Apabb RJ. E que ambos são exemplos de superação real. O primeiro acabou de ser medalhista de bronze representando a Seleção Brasileira de Basquete nos Jogos Latino Americanos e procura concluir seus estudos no PEJA, e o segundo divide o seu tempo entre o trabalho e o esporte. 
 
Participaram ainda as voluntárias Luana Garcia (psicóloga) e Larissa Milani (bacharel em Direito). Ao término do GAF, o NR aproveitou para iniciar o atendimento jurídico de famílias previamente triadas. Nesta intervenção, colaborou a advogada voluntária Bruna Fitipaldi. 
 
A Apabb RJ agradece a parceria da CDPD-OAB/RJ, representada por Dr. Caio Silva e sua estagiária Camila Alves, além das profissionais voluntárias e as famílias presentes.