Notícias

NR PE participa de Encontro de Mulheres com Deficiência

No dia 22 de novembro, Jaqueline Ribeiro, estagiária de serviço social da Apabb PE, participou do 4º Encontro de Mulheres com Deficiência, realizado Centro Cultural dos Correios, em Recife.
 
A mesa de abertura foi composta por Terezinha Nunes, deputada estadual; Silva Cordeiro, secretaria da mulher; Rogério Junior, representante da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD); Maria do Carmo, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED) e Arenilda Duque, chefe de divisão da pessoa com deficiência da Prefeitura do Recife. 
 
Todos os participantes da mesa de abertura ressaltaram a importância do encontro para o debate sobre garantias de direitos para mulheres com deficiência, como a questão do cartão de passagem para o transporte coletivo, vem livre acesso, bem como a gratuidade no transporte intermunicipal do interior estabelecido desde 2004. 
 
Falaram também da jornada de trabalho da nova lei trabalhista, nesse sentido para quem tem pessoa com deficiência em casa.
 
Em seguida, Daniela Honorato, representante da Frente Parlamentar da deputada estadual, Terezinha Nunes, falou sobre a necessidade de táxis adaptados e locais acessíveis para momentos de lazer, como a quebra das barreiras atitudinais. 
 
Dando continuidade, Hans Lisboa, auditor fiscal da Receita Federal, informou sobre a documentação necessária para obter descontos de impostos na aquisição de carros para pessoas com deficiência.
 
Por fim, Alexandre Nápoles, representante da Gerência da Criança e do Adolescente, falou sobre a necessidade de combater as atitudes preconceituosas e discriminatórias e garantir espaço de qualidade em todos os âmbitos para mulheres com deficiência.
 
No final, houve um debate onde o público fez questionamentos e também alguns depoimentos, tornando um momento ímpar de aprendizado e conscientização de direitos. 
 
Curta a página da Apabb

Data de publicação: 29/11/2017

Cadastre-se para receber nossas novidades