Notícias

Apabb RJ promove GAF da Série Saúde Acessível

No dia 23 de novembro, a Apabb RJ realizou um encontro do Grupo de Apoio às Famílias (GAF), dando prosseguimento à Série Saúde Acessível, e falou sobre atividade física e seus impactos na vida da PcD.
 
O convidado do dia foi o educador físico Marcelo Vieira, que trabalha com pessoas com deficiência há mais de 14 anos, em instâncias públicas e privadas.
 
Marcelo fez uma sensibilização inicial, através de uma dinâmica, para que os participantes observassem e falassem: quem são, o que pensam sobre atividade física e quais os benefícios resultantes dessa atividade para a PcD e sua família. 
 
O grupo, formado por familiares, pessoas com deficiência, e uma profissional da rede de ensino, aproveitou a oportunidade e contribuiu trazendo questões de cotidiano que dialogam com a garantia de direitos e com o exercício da cidadania. Pois um dos aspectos que acabam por afastar a população da realização da atividade física, é a ausência de investimento em políticas públicas, que reforcem sua importância individual e coletiva.
 
A funcionária aposentada do BB, e hoje professora de crianças com deficiência na rede estadual de ensino na cidade de São Gonçalo, Dulcinéia Vieira, alertou sobre a falta de preparo das equipes, e também do descaso governamental em relação à execução da LBI nas esferas pertinentes. 
 
Ana Alice Flores Dias, atleta do Projeto Movimento, foi assertiva ao dizer que é seu direito praticar esportes, empreender, viver amorosamente com seu parceiro e ser um exemplo positivo de autonomia para outras pessoas com deficiência, que por inúmeras questões acabam por não receber estímulos e incentivos ao longo de suas vidas.
 
A Apabb RJ agradece aos profissionais, às pessoas com deficiência e familiares pela participação e, em especial, à colaboração e disponibilidade do professor Marcelo para a ocasião. 
 
Veja fotos no Facebook
 
Curta a página da Apabb

Data de publicação: 28/11/2017

Cadastre-se para receber nossas novidades