Programa de esporte

Para a Apabb, o papel do esporte é ampliar as possibilidades de movimento, através das iniciações esportivas e até propriamente por modalidades esportivas, com treinamentos esportivos contribuindo para a autonomia para as atividades da vida diária, promovendo o desenvolvimento integral do ser humano.

 

Desenvolvido por profissionais de educação física, com experiência em esportes e atividades físicas para a pessoa com deficiência, o programa abrange esportes, ginástica, jogos, expressão corporal, dança, capoeira, entre outras atividades.

Ações

Movimento

O projeto utiliza o esporte em quatro grandes áreas: Esporte Educacional, Esporte de Participação, Esporte de Alto Rendimento e o Esporte Inclusivo.
De acordo com a necessidade, interesse da pessoa com deficiência e de sua família, trabalhamos pela inclusão social, saúde, educação e melhoria da qualidade de vidas.

Com metodologia própria, a ação é fundamentada na aprendizagem e no respeito das potencialidades individuais e de grupo. Nas aulas/treinamentos, os profissionais incentivam a participação irrestrita de todos, independentemente do nível de comprometimento e das habilidades motoras e sensoriais, buscando seu desenvolvimento, autonomia e ampliação de habilidades.

 

Eventos Esportivos

Englobam ligas, campeonatos, torneios, festivais e apresentações, com foco no aprender com as diversidades. 

O principal objetivo é proporcionar aos atletas vivências socioafetivas, assim como os ensinamentos do ganhar e perder. Estimulados ao aprendizado de regras, os participantes fixam condutas técnicas e sociais.

Os eventos favorecem ainda o contato com o entorno comunitário e a utilização dos espaços esportivos das cidades.

 

Cadastre-se para receber nossas novidades