Apabb DF comercializa produtos orgânicos de alunos com deficiência


Publicado em: 12/09/2017

Pela primeira vez, a Apabb DF está executando o projeto “Horta Orgânica de Inclusão Social e Cidadania”, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), na cidade de São Sebastião (DF), no bairro Morro Azul, na Horta Girassol. Através dele, pessoas com deficiência da rede pública de educação da cidade estão tendo oportunidade de fazer contato com a terra, além de desenvolver técnicas e práticas agroecológicas e plantio e manejo de hortaliças orgânicas.
 
Com o sucesso do projeto, os alunos estiveram na Quitanda IFB, no Campus São Sebastião, para vender doces cristalizados de abóbora e mamão, que foram produzidos por eles.  Em breve, os estudantes também irão realizar uma nova venda na Feira de Iniciativas Econômicas Solidárias durante o Conecta IF. Além dos doces cristalizados, serão vendidas hortaliças in natura que cultivam no projeto. Posteriormente, o próximo passo será dado em outubro, quando irão começar a comercializar cotas destas hortaliças com o objetivo de gerar renda para essas famílias.
 
As atividades relacionadas com a produção dos doces foram realizadas ao longo dos módulos de Sustentabilidade e Empreendedorismo, nas quais os estudantes aprenderam a reaproveitar os alimentos, elaborar embalagens com reuso de materiais, dar preço ao produto e realizar a venda ao consumidor final.
 
Encomendas
 
Moradores de Brasília e região que tiverem interesse em colaborar e adquirir cestas de produtos orgânicos, devem procurar o Núcleo Regional Distrito Federal da Apabb: (61) 3102-9986/ 9985/ 9984 ou apabb_df@apabb.org.br.
 
O projeto
 
A atividade é um projeto da Apabb DF, patrocinada pelo Instituto Cooperforte, e fruto da união de esforços do Centro Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Educação com o apoio da Coordenação Regional da localidade e do Instituto Federal de Sebastião através do Núcleo de Estudos Agroecológico (NEA).

As aulas, conduzidas por uma agricultora da comunidade com apoio da equipe do IFB, tem como principal objetivo, o aumento da autoestima, da cidadania e da autonomia da pessoa com deficiência. Além de funcionar também como uma forma de terapia e promoção de renda. Os conteúdos envolvem conhecimentos iniciais sobre direito, cidadania, sustentabilidade, empreendedorismo e ações práticas em campo.
 
A horta
 
Antes de existir a horta comunitária do Morro Azul, o local abrigava um lixão que causava grandes problemas para os moradores da região. Revoltados com a situação, a comunidade local se uniu, fez uma grande limpeza e criou a horta comunitária Girassol.
 
Em parceria com a líder local, agora pessoas com deficiência e suas famílias atuam no projeto Horta Orgânica de Inclusão Social e Cidadania.
 
Fonte: Apabb/ IFB