Apabb RN promove palestra sobre a reforma da previdência


Publicado em: 26/09/2017

No mês em que é comemorado o “Setembro Verde” em alusão à luta pela inclusão social das pessoas com deficiência, a Apabb Núcleo RN, em parceria com a Apae Natal, promoveu uma palestra sobre “A Reforma Previdenciária e os Impactos no BPC e Aposentadoria para Pessoas com Deficiência”.
 
Abrindo o evento, a representante da Apae Natal falou sobre a importância da temática para o público do segmento de pessoas com deficiência.
 
Em seguida, a assistente social da Apabb falou sobre o “Setembro Verde” instituído oficialmente no calendário do Estado para marcar o mês da inclusão e gerar visibilidade à causa da pessoa com deficiência.
 
 A  representante do COEDE – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcia Guedes, apresentou a programação de eventos do “Setembro Verde”.
 
A palestra proferida pela assistente social do INSS, Silvana Lira, foi prestigiada por um bom público, cerca de 80 pessoas, entre associados, usuários, representantes de instituições e estudantes do curso de Serviço Social.
 
Durante a conversa, a profissional falou sobre as mudanças previstas pela  PEC 287/2016 destacando a alteração do artigo 203 da Constituição, que desvincula o benefício do valor do salário mínimo, altera a idade mínima do idoso para solicitar o benefício, que passará a ser a partir dos 70 anos, altera também a aposentadoria para pessoas com deficiência, e desvincula a pensão por morte do segurado do salário mínimo.           
 
O encontro foi muito produtivo e enriquecedor para das famílias participantes.