Apabb SP promove Acampamento de Inverno em Monteiro Lobato


Publicado em: 04/08/2017

Entre os dias 23 e 30 de julho, ocorreu o Acampamento de Inverno 2018 da Apabb SP. A partir de uma parceria com o município de Monteiro Lobato, a associação conseguiu executar um evento com uma programação diferenciada. 
 
No dia 23 de julho, acampantes e famílias se encontraram com a equipe da Apabb no Memorial da Inclusão, localizado dentro do Memorial da América Latina, em SP. Esse ponto de encontro foi estabelecido em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada no próprio memorial. 
 
O tema do acampamento foi o “Incrível Mundo de Monteiro Lobato”, que possibilitou explorar a rica história e os diversos personagens do maior autor de livros infantil do Brasil.
 
O NR deu vida ao Sítio do Pica-pau Amarelo, uma de suas obras mais populares, através da representação do Tio Barnabé, Tia Anastácia, Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, e os personagens folclóricos Cuca e Saci. Além desses, outros personagens apareceram para compor a trama, como o Pedro Malasarte, Jeca Tatu e o próprio Monteiro Lobato, além de personagens que não fazem parte de sua literatura, como a Cuca Frozen, o Shoronguinho, o Homem Aranha, o Avatar e o Avataranha, que deram mais graça e mexeram com o imaginário de todos. Todos eles apareceram ao longo da semana, que foi agitada com diversos passeios.
 
A turma passeou pela cidade, conheceu os pontos turísticos do centro, assistiu e participou de apresentações de Capoeira e Hapi Ki Do, dançou e interagiu com os Pereirões e a batucada, conheceu o verdadeiro Sítio do Pica-pau Amarelo, que pertenceu a Monteiro Lobato e a queda d’água que inspirou na criação do Reino das Águas Claras. 
 
Houveram também muitas visitas, como a do presidente da Apabb Douglas Carvalho e sua família, dos participantes do projeto Superação e suas famílias, do supervisor Jairo Sérgio ,da assistente social Francielli Arruda e do coordenador do lazer e esporte da Apabb Vinícius 
Savioli. 
 
Além disso, a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Brito e seus secretários de Transportes e Cultura e Turismo, Aleandro Sene e Caio Andrade, respectivamente, também estiveram no evento. 
 
Foram muitas brincadeiras, música, dança, cantoria, risadas e emoção. O grupo foi bem diversificado, com vários participantes novos e muitos participantes mais antigos, renovando laços e construindo novas amizades.
 
O acampamento encerou-se no dia 30 de julho, saindo do Recanto do Sauá após o almoço. 
 
Na chegada em São Paulo, no final do dia, as famílias receberam os acampantes com muito carinho e ansiedade para o reencontro.
Todos ficaram na expectativa de mais reencontros como esse.
 
O NR agradece a prefeitura e aos munícipes de Monteiro Lobato pelo acolhimento.