Notícias

Apabb completa 34 anos e histórias de vida contam trajetória da instituição

A história da Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) se mistura com a vida de muitas pessoas. Uma delas é a da funcionária BB, hoje aposentada, Berenice Souza, uma das fundadoras da instituição, juntamente com os colegas Hermano de Brito, Geraldo Azevedo e Ayrton de Moura. 

#SomosTodosBerê 

Berê, como é carinhosamente conhecida, começou a trabalhar no Banco do Brasil, em 1971, na Agência Centro, em São Paulo. Em meados de 1986, se juntou a um grupo de pais de pessoas com deficiência, todos funcionários do BB, formando assim, um ano depois a associação, que completa 34 anos de existência neste domingo, dia 8. 

No início, o objetivo dos encontros era a troca de informações e experiências entre as famílias. Por meio destes encontros, elas descobriam que não estavam mais sozinhas. Com o tempo, o propósito evoluiu para a luta por independência e autonomia das pessoas com deficiência e de suas famílias, além da igualdade de oportunidades e de direitos. 

Transformando a vida de Emília e de milhares de famílias 

O ano é 1982, ano do nascimento de Emília, filha de Berê, uma garotinha com paralisia cerebral. A história dela e da Apabb se cruzaram e com o trabalho de acolhimento familiar, incentivada por projetos esportivos e de lazer, Emília esteve nos Jogos Mundiais de Inverno das Olimpíadas Especiais, em Toronto, no Canadá, em 1997 e conquistou a medalha de prata com patinação de velocidade no gelo. 

Ao longo dos anos, nadou, patinou, jogou tênis e também participou de competições nacionais em diversas modalidades esportivas. Na Apabb, Emília encontrou suas melhores amigas, namorou, viajou e descobriu que "normal é ser feliz", como o slogan da associação. 

Hoje, aos 39 anos, mesmo em meio a pandemia da covid-19 e com isolamento social, Emília segue participando do momento presente da associação, se adaptando às novas formas de atividades inclusivas online. 

"A Apabb representa alegria na minha vida. Muita! Hoje, sinto saudades das atividades e projetos presenciais, além dos meus grandes amigos que conheci lá há mais de 20 anos, também de toda a equipe. Sigo acompanhando online. Todas as sextas eu participo da Rádio Apabb e, aos domingos, do Projeto Caminhar. No dia 25 de agosto eu tomo a segunda dose da vacina e espero poder voltar em breve a ver todo mundo, viajar para o acampamento da Apabb e abraçar cada um. Parabéns, Apabb, você mudou a minha vida!", conta Emília.

Fazendo a diferença 

Neste tempo, assim como Emília, a Apabb cresceu e são milhares de pessoas atendidas. A instituição se tornou uma associação oficialmente de utilidade pública federal, recebeu certificado de entidade com fins filantrópicos, passou a integrar a bancada da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), representando o segmento das múltiplas deficiências, se espalhou por 14 estados do Brasil, participou de conquistas políticas de grande dimensão e coleciona tantos outros feitos de destaque. Já em 2020, foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil.

Berê é um símbolo da Apabb e representa a força e protagonismo do funcionalismo do Banco do Brasil. Participou da criação da associação, colocou a filha em diversas atividades desafiando suas limitações e valorizando suas potencialidades, foi voluntária por anos e presidente mais de uma vez. "Eu tenho muito orgulho de ver o que a Apabb se tornou. Considero a instituição minha segunda filha. A Apabb sempre foi dirigida pelas famílias e por isso nunca perdeu seu rumo", comemora ela. 

"E essa Apabb, que nasceu de um sonho, de uma necessidade, da determinação de fazer algo maior, cresceu e amadureceu junto a tantas Emílias, em tantas regiões do país, está preparada, estruturada para seguir fazendo a diferença na vida das pessoas com deficiência e de suas famílias. Com a mesma determinação de nossos fundadores. Vencendo desafios e se renovando a cada momento. Tendo a família Banco do Brasil como sua grande aliada. Como foi desde o princípio", conta João Petry, atual presidente da Apabb, também funcionário aposentado do BB, que atua como voluntário na entidade. 

Veja fotos históricas da Apabb

Apoie os projetos inclusivos da Apabb, para tornar-ser um mantenedor, clique aqui.

 


Data de publicação: 06/08/2021

Cadastre-se para receber nossas novidades