Notícias

Apabb dá visibilidade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Por mais um ano, mesmo em tempos de isolamento social, a Apabb não poderia deixar de levantar bandeira do combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, em especial, no âmbito da pessoa com deficiência (PcD), por terem um quadro de vulnerabilidade ainda maior.

Desde os anos 2000, 18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, de acordo com a Lei 9.970.

De acordo com dados divulgados pelo Disque 100, somente no primeiro semestre de 2019, de janeiro a junho, o número de denúncias chegou a 42.585, referente a violência sexual, física, psicológica, tortura, negligência, financeira, institucional, falta de acessibilidade, entre outras. 

Deste total, 3.205 foram de crianças e adolescentes com deficiência em todos os estados do País, um número ainda pequeno não por não haver casos, mas sim pela subnotificação causada pelo silêncio da falta de conhecimento e do medo.

Campanha Faça Bonito

A proposta anual da campanha, que nesse ano comemora o 20º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19), é importante refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento acabam perdendo seus laços de confiança mais comuns para a efetivação do relato sobre a violência como cuidadoras/es, professoras/es, médicas/os, entre outros no caso de sofrerem violência intrafamiliar. Entendemos ainda que, com muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual, por esse motivo é importante que acompanhe o uso e controle os acessos das crianças e adolescentes em sites da internet.

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie em qualquer uma dessas instituições:

Conselho Tutelar da sua cidade;
Disque 100;
Escola, com os professores, orientadores ou diretores;
Delegacias especializadas ou comuns;
Polícia Militar (190), Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;

Pensando em abordar de forma lúdica este tema, o Serviço Social da Apabb sugere que você faça uma atividade artística com seus alunos, filhos, sobrinhos, netos ou com qualquer pessoa que deseje refletir sobre o tema. 

Imprima e pinte ou desenhe uma flor amarela (símbolo da campanha) e coloque a frase: FAÇA BONITO COM A APABB e nos marque no Instagram @onormaleserfeliz ou nos envie pelo e-mail comunicacao@apabb.org.br para aparecer nas nossas redes sociais.

CLIQUE AQUI PARA IMPRIMIR A FLOR

Acesse o site da campanha

Data de publicação: 12/05/2020

Cadastre-se para receber nossas novidades