Notícias

Atividades online trazem rotina de volta para autistas

Apabb se reinventa e faz a diferença na vida de pessoas com deficiências e suas famílias

Desde março de 2020 o mundo mudou e a Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) precisou fazer o mesmo. A pandemia do novo coronavírus suspendeu as atividades presenciais da instituição por tempo indeterminado e fez com que a vida das pessoas com deficiência e suas famílias também fosse alterada.

Imagine como explicar para um autista que a rotina dele não pode mais ser a mesma e que o mundo lá fora com que ele estava acostumado não existe mais? Foi o que aconteceu com Bruno Fernandes Rodarte, de 34 anos, filho do aposentado BB José Carlos Monteiro Rodarte.

Bruno foi diagnosticado como autista não verbal aos três anos de idade e participa da Apabb Goiás desde a criação do Núcleo Regional em Goiânia, há cerca de 26 anos. Seu pai, juntamente com outros funcionários do Banco do Brasil, que também tinham filhos com deficiência, foram os fundadores da unidade.

Neste momento de isolamento social, as ações online da instituição têm feito a diferença na vida do Bruno e de sua família. Hiperativo, o jovem tem dificuldade de relaxar e as atividades recreativas e de arteterapia, por exemplo, possibilitam o reencontro dele com os outros amigos, além de permitir a retomada de sua rotina de aprendizagem.

"O Bruno tem participado com especial interesse das atividades virtuais. Durante as aulas, ele tem demonstrado grande capacidade de interação e de atenção para a realização das tarefas estabelecidas. No caso da arteterapia, inclusive, ao término da atividade, ele permanece realizando outras atividades e demonstrando uma atenção pouco usual devido as características de sua deficiência. Para a nossa família, este comportamento do Bruno tem um significado de vitória pela superação de suas limitações e pela sua alegria", conta Margareth Fernandes Rodarte, mãe do jovem.

Dia Mundial do Autismo 
Desde 2007, 2 de abril foi escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data tem como objetivo divulgar informações e derrubar preconceitos em relação ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que atinge cerca de 1% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Grupo BB Azul
Desde março de 2015, funcionárias do BB, mães de filhos que se enquadram no TEA (Transtorno do Espectro Autista), se uniram e criaram um grupo no Facebook chamado BB Azul. Através da rede social, elas trocam experiências, se ajudam mutuamente, fazem coro para a conscientização e ganham força para conquistar mais qualidade de vida. Atualmente, o BB Azul demanda, junto a Cassi e ao BB, ações relativas às necessidades das pessoas com deficiência. Hoje, o BB Azul conta com centenas de participantes e, para fazer parte, basta pedir autorização pelo Facebook ou escrever para rejanezanello@icloud.com ou marina.lorenzetti@uol.com.br

Apabb 
Fundada há mais de três décadas por funcionários BB, pais de pessoas com deficiência, a Apabb está presente em 14 estados do país e mantém suas portas abertas para todas as pessoas e para todas as deficiências, não só para o funcionalismo BB, mas também para a comunidade. A instituição oferece projetos nas áreas do esporte, do lazer e do serviço social. No atual momento, a Apabb não parou e segue fazendo a diferença de maneira online e inclusiva. Para conhecer o trabalho, apoiar financeiramente ou ser um voluntário, basta acessar: www.apabb.org.br ou escrever para faleconosco@apabb.org.br.

 

Data de publicação: 01/04/2021

Cadastre-se para receber nossas novidades