Notícias
Conheça Francisco Djalma de Oliveira, o novo presidente da Apabb em 2025 e 2026
A partir de 2025, a Apabb conta com um novo presidente, que cumprirá mandato pelos próximos dois anos. Francisco Djalma de Oliveira, delegado de Brasília (DF), foi escolhido para estar à frente da instituição.
"As minhas expectativas são as melhores possíveis. Sei que o desafio é gigantesco. Dirigir um entidade que atua em 15 Unidades da Federação e faz mais de 150 mil atendimentos anuais é de grande responsabilidade. Porém, eu estou muito otimista porque sei da competência de nossas equipes espalhadas pelo país e que a metodologia de trabalho que adotamos tem trazido bons resultados para as pessoas com deficiência e suas família. Acredito firmemente que de minha parte, assim como dos colegas que estão comigo na Diretoria e do nosso corpo delegados, não faltará empenho para fazermos um bom mandato", conta.
Quem é Djalma
O novo presidente da Apabb é cearense, residente em Brasília, é formado em Agronomia e Administração, com mestrado em Administração e doutorado em Ciência da Informação.
Djalma ingressou no Banco do Brasil por concurso público em 1983, na agência Mossoró-RN. Depois de 12 anos, foi transferido para Brasília. Ele trabalhou inicialmente na hoje Diretoria de Gestão de Pessoas e depois na Diretoria de Estratégia e Organização onde exerceu vários cargos, sendo o último de Gerente-Executivo. De 2012 a 2014, foi cedido para o Governo Federal para exercer o cargo de Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Djalma retornou ao Banco em 2015, quando se aposentou.
A história de ativismo de Djalma com a causa da pessoa com deficiência não é recente. "Há muito tempo, sou um ativista das causas relacionadas às questões sociais, particularmente voltadas aos Direitos Humanos. Quando o meu filho Davi nasceu, em 2004, foi diagnosticado com paralisia cerebral. Depois desse fato, eu voltei minha atuação mais direcionada à causa das pessoas com deficiência. Passei a ser dirigente da Apabb em 2015, fazendo trabalho voluntário, primeiro como delegado do Núcleo do Distrito Federal e depois como Diretor na entidade. Também tenho participação nos Conselhos Nacional e Distrital dos Direitos da Pessoas com Deficiência e em várias lutas do segmento, em particular aquelas que demandam ações diante dos poderes federais", explica.
Nova diretoria
A diretoria para o próximo mandato será composta por Francisco Djalma de Oliveira, Roberto Tiné, José Carlos Rodarte, Sílvia Torquato e Ronaldo Ripari, como titulares; e Maryalba Oliveira e Marcelo Stoian, como suplentes.
Já no Conselho Fiscal, estão: André Sereno, Francisco dos Santos FiIho e João Lessa, como titulares; e Ernesto izumi, Rubens Rodrigues e Waldenor Moreira, como suplentes.
Data de publicação: 06/01/2025