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Nova diretoria e conselho fiscal da Apabb tomam posse para biênio 2021-2022

A Apabb conta com nova direção. O Colégio de Diretores e o Conselho Fiscal que estará à frente da entidade no biênio 2021/2022 tomou posse, excepcionalmente de maneira online, na manhã desta quarta-feira (27). 

Através da plataforma Zoom, a solenidade foi comandada pelo coordenador nacional de esporte e lazer Vinicius Savioli, que atuou como mestre de cerimônias do evento. 

O novo presidente da Apabb é João Leopoldo Silva Petry, que possui uma longa história com a instituição: está há 21 anos ininterruptos como delegado de Núcleo Regional ou como diretor. Engenheiro civil, Petry é funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 31 anos, de setembro de 1976 a julho de 2007, encerrando a carreira bancária como Gerente Regional de Logística.  

Douglas Carvalho Pereira, que esteve à frente da Apabb nos últimos quatro anos, passa a atuar como membro efetivo do Colégio de Diretores, ao lado de Francisco Djalma de Oliveira, do Distrito Federal, Roberto Paulo do Vale Tiné, de Pernambuco e Ronaldo Ripari, de São Paulo, como diretores titulares. Já no cargo de diretores suplentes estão: Clécia Maria de Brito Cortêz, do Rio Grande do Norte, e Oldemar Barbosa, do Distrito Federal.  

Já o novo conselho fiscal da instituição conta com André Teixeira Sereno, Francisco dos Santos Filho e Valdir Martins como efetivos. E os suplentes são: Luiz Antonio Careli, Mauricio Martins Tafuri e Welton Rodrigues Ribeiro. 

Durante pouco mais de uma hora, a cerimônia reuniu depoimentos importantes para falar dos 33 anos de atuação da instituição no apoio às pessoas com deficiência e suas famílias. 

Entre os destaques, está a apresentação instrumental do hino nacional feita pelo músico e usuário da Apabb SC Fábio Quadros Petry, que é filho do novo presidente; a fala do ex-presidente Douglas Carvalho Pereira; seguida da palavra do Sr. Clodoaldo Soares do Nascimento, Presidente e.e. da Fenabb, grande parceira da Apabb; os cumprimentos de André Sereno que será um dos novos conselheiros fiscais da instituição e a exibição do depoimento de Eliene Pereira Silva Gomes, mãe da pequena Rebeca Gomes Silva, participante dos projetos da Apabb ES, que representou todas as famílias atendidas pela associação. 

Por fim, Petry fez um discurso emocionante, onde fez questão de citar o nome de famílias e usuários dos 14 Núcleos Regionais da Apabb, além dos gestores de cada unidade local, como forma de lembrar o que de mais importante a Apabb tem: as pessoas. Em sua fala, o novo presidente lembrou a dedicação de seus antecessores, voluntários e funcionários, destacou que seu mandato buscará o crescimento contínuo da entidade, a sustentabilidade e o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência. Leia o discurso completo no final do texto.

O evento virtual contou com a presença 100 pessoas, entre elas familiares de usuários, colaboradores e voluntários da Apabb, como delegados, fundadores e ex-presidentes da instituição, funcionários de diversas áreas do Banco do Brasil, membros de várias associações e entidades do Banco e do funcionalismo do BB, como a CASSI, ANABB, Brasilcap, Segasp, AFABB. Além da presidente do CODI - Centro de Orientação dos Deficientes de Itanhaém, Berenice Souza, uma das fundadoras, ex-presidente e associada benemérita da Apabb. 

Clique aqui e assista ao vídeo completo da cerimônia no Facebook. 

Confira na íntegra o discurso do novo presidente da Apabb João Leopoldo Silva Petry: 

"Cumprimento as autoridades citadas por nosso Mestre de Cerimônias, os meus colegas de Diretoria, do Conselho Fiscal, os Delegados e Delegadas da Apabb, a todos os funcionários de nossa entidade, as famílias, os usuários de nossos Programas, os nossos amigos, os nossos apoiadores, a todos que nos assistem.  

Em 1999 (no século passado) quando comecei a atuar como voluntário da Apabb, na criação do Núcleo Rio Grande do Sul, não imaginava o caminho que percorreria na instituição. Fui o primeiro Delegado do Núcleo, que é o representante dos associados no Estado. Mais adiante, atuei como Diretor da Apabb por cerca de 11 anos, aí já como Delegado pelo Núcleo de Santa Catarina, onde resido. E este ano, após receber o convite de um grupo de dedicados Delegados de nossa instituição, voltei a compor a Diretoria, mas desta vez ocupando o honroso e desafiador cargo de Presidente de nossa Apabb.  

Faço questão de citar o nome de uma pessoa que considero minha maior referência em dedicação, entrega, luta e amor por nossa entidade e que me fez, a cada dia, perceber o quanto valia (e vale) fazer parte de uma instituição como a nossa. Posso dizer com toda a certeza que foi e é minha inspiração para dedicar-me a esse trabalho, voluntario, mas muito recompensador. Obrigado por seus ensinamentos de trabalho e dedicação, minha querida amiga Berenice Souza.   

Trabalho esse que possa fazer alguma diferença positiva na vida do Alex, da Dona Luciana Dias lá da Bahia, onde a Vânia é nossa Gerente.  

Ao longo dos anos, a Apabb está em crescente desenvolvimento. Sempre ouço de seus fundadores que não poderiam imaginar, 33 anos atrás, quando foi criada, que tomaria a proporção que tomou e que se tornaria uma referência nacional de atendimento, de acolhimento e de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias. Como acontece para a Alessandra, para a Dona Ana Maria do Núcleo Rio de Janeiro, gerenciado pela Cristiane.  

Chego agora como Presidente, recebendo uma Apabb muito bem estruturada, equilibrada, atualizada em relação às demandas e ao momento. Faço questão de registrar o trabalho das administrações anteriores, em especial a esta que me antecede, do amigo Douglas e que levaram nossa entidade a um patamar diferenciado e que muito nos orgulha, mas que, ao mesmo tempo, exige uma responsabilidade muito grande em dar continuidade a esse processo, de crescimento, de sustentabilidade e, como é nosso propósito, de fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência e das suas familiais. É assim no Núcleo do Distrito Federal, da Supervisora Ângela. Não é mesmo? Andreia Rocha e Dona Celinha?  

Neste momento, destaco uma das principais razões de nossas conquistas, nossas vitorias e proximidade com nosso público. Nosso quadro de funcionários. São pessoas dedicadas, profissionais em constante busca de conhecimento, que abraçam a causa de uma maneira exemplar. Que colocam seu coração em tudo que fazem. Vão muito além de cumprir um contrato de trabalho. Envolvem-se como se todos fossemos uma única família (e será que não somos?). São da área da Administração, Serviço Social, Educação Física, Contábil, Recursos Humanos, Auxiliares Administrativos, estagiários. É estimulante ver a atuação de cada um deles. É o que torna possível o atendimento ao Pablo, a dona Marcia (mãe da Dafne) lá do Núcleo Rio Grande do Sul, gerenciado pela Arcênia.  

Temos também a dedicação de nossos voluntários, que com seu conhecimento, com suas experiências de vida e profissionais, trazem para nossa Associação um diferencial de organização, estrutura e atualização. Estão presentes como nossos representantes em Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. São nossos Delegados. São nossos cozinheiros, fotógrafos, motoristas, captadores de recursos e tanto quanto possa ser feito por um voluntario. E o resultado é o atendimento ao Maurício (ou Maurição!), a Dona Maria José lá do Núcleo Sergipe, onde temos nosso Gerente Divaldo.  

Como toda organização do terceiro setor, a Apabb conta com a colaboração de seus parceiros para financiar suas atividades e sua estrutura. Nossa origem foi a reunião de pais que tinham em comum o fato de terem filhos com deficiência e serem funcionários do Banco do Brasil. Com o passar do tempo e de forma natural, abrimos nossas portas para a sociedade. Não tinha como ser diferente. A necessidade de um, é a necessidade de todos. Por sinal, é importante registrar que hoje, cerca de 90% de nossos atendimentos são feitos para a comunidade. E esse crescimento de demanda exige um suporte financeiro maior e gera uma obrigação de manutenção da estrutura. Nesse sentido, desde o início de nossas atividades temos o Banco do Brasil, a família Banco do Brasil como nossos grandes parceiros. O Banco, procurando nos abrigar em alguma de suas dependências e divulgando internamente nosso trabalho. A família Banco do Brasil atuando como voluntários, mas, muito importante, sendo nossos associados e contribuindo financeiramente.E temos muitos outros parceiros. A Fenabb, o Instituto Cooperforte, a Anabb, a PREVI, prefeituras, Secretaria nacional dos Esportes, Ministério da Saúde, empresas privadas, enfim, pessoas e entidades que acreditam em um mundo inclusivo. Como acontece para a Débora, a Dona Sonia, no Núcleo Paraná, da Gerente Mariana.  

Diferente do que aconteceu nas cerimônias de posse anteriores, desta vez tivemos que nos adaptar a um evento virtual. E se, por um lado, as posses presenciais permitiam o abraço, o aperto de mão, nesta podemos contar com a presença de nossos convidados independente de sua localização. E essa adaptação, esse novo normal como está sendo chamado, foi e é um grande desafio que a pandemia da Covid-19 nos impôs. Claro que não só pra nós, para a sociedade como um todo, em todos os cantos do mundo. E, mais uma vez, nosso grupo de funcionários, dirigentes, voluntários, fez a diferença. De uma hora para outra, tornamo-nos produtores de lives. Passamos a ter intimidade com Zoom, Google Meet, e tantas outras novidades. A Apabb não parou. De uma maneira ou de outra, com muita criatividade, dedicação e senso de responsabilidade, manteve-se presente na vida de nossos participantes e de suas famílias. Como aconteceu lá no Núcleo de Santa Catarina, que com a Supervisão da Mariane fez a diferença para o Lucas de Andrade e para “seu” Beto Silvy.  

Por muito tempo, nossas principais fontes de receitas foram as contribuições mensais de nossos associados, as ações de captação de recursos realizadas pelos Núcleos, nos tradicionais bingos, sorteios, massas solidarias, jantares beneficentes, venda de produtos (bolos, pães), e tantas outras formas de arrecadação que a dedicação e criatividade de funcionários e amigos sempre lançaram mão. Dessa forma oferecemos tantos e tantos projetos aos nossos assistidos e mantivemos e aperfeiçoamos nosso quadro de funcionários, que sempre é bom destacar, fazem parte da estrutura de atendimento. É assim lá no Núcleo Goiás, da Gerente Blenda, da Vilminha e da Dona Vivência.  

Todavia, nos últimos anos, internalizamos a possibilidade de buscar recursos habilitando-nos em editais públicos e privados, que oferecem recursos para a execução de projetos na área em que atuamos. É uma grande mudança. E, mais uma vez, destaco a atuação do Douglas e sua Diretoria que incrementaram este conceito de sustentabilidade na Apabb. As contribuições de nossos associados, as ações de arrecadação de que falamos antes continuam sendo fundamentais, pois garantem a manutenção de nossa estrutura e algumas atividades. E essa garantia nos dá suporte para que possamos nos dedicar à busca de outras fontes, que representam a possibilidade de lançarmos projetos de maior porte, de maior duração, com melhor remuneração dos profissionais envolvidos, com qualidade e, sempre, com o mesmo amor e propósito que norteia nossa instituição. Mudança essa que já chegou para o Jefferson e para a Dona Neo, do Núcleo Pernambuco, que tem a Genésia como Gerente.  

Outro destaque a ser registrado aqui, é a conquista, no ano passado, em plena adaptação a uma nova forma de trabalho, do selo Doar, uma certificação de Padrão de Gestão e Transparência das Organizações sem Fins Lucrativos. O selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas ONGs brasileiras. Uma grande conquista. Um grande reconhecimento do trabalho realizado por funcionários e voluntários. Como o que é feito no Rio Grande do Norte para o Hiel Jair, para a Dona Maria Cleide (mãe do Renato), sob a gerência da Clécia.  

E como disse antes, a Apabb não para. E os resultados aparecem. No mesmo ano em que recebemos a certificação do selo Doar, fomos premiados como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2020.Realizado desde 2017, a certificação é o resultado de uma parceria do Instituto Doar, da agencia de projetos socioambientais O Mundo Que Queremos e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas. Dentre 670 organizações que se inscreveram ao prêmio, que é o maior do terceiro setor no Brasil, a Apabb foi uma das vencedoras. Fruto de muito trabalho como o realizado no Núcleo Ceará, onde atendemos o Paulo Eduardo (o Dudu), que é palestrante e universitário, a Dona Maria Evanilce (a Dona Nice, mãe da Isabelly) e contamos com a Gerencia da Emanuela.  

Estamos presentes em 13 estados da Federação e no Distrito Federal, com Núcleos na Região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Faltava chegar na região Norte. E este é mais um desafio que começamos a vencer. No final do ano de 2020, foi aprovada a criação do Núcleo Pará. Um antigo desejo de ter pelo menos uma filial em cada região brasileira. Estamos ainda em plena pandemia, as ações que podem ser implementadas demandarão um tempo maior para o início das atividades do novo Núcleo. Porém, com o entusiasmo que percebemos nos voluntários que se mobilizaram para viabilizar a instalação, com o apoio e a experiência que adquirimos ao longo dos anos, temos a certeza que, em breve, a comunidade especialmente da região da Capital, Belém, terá acessos aos nossos atendimentos e projetos. Assim como já acontece no Núcleo do Espírito Santo, para a Lívia, a Dona Rita de Cassia (mãe da Fabiana), onde temos a Gerente Tânia.  

Vivemos um período atípico. A pandemia colocou-nos diante de situações desconhecidas. Exigiu e ainda exige mudanças de paradigmas. Estamos trabalhando de forma diferente. Trabalho remoto, atendimento remoto, atividades remotas. A Apabb se adaptou. Se adapta a cada dia. Colocamos como objetivo principal a manutenção do vínculo com os participantes de nossos projetos e seus familiares. Substituímos o insubstituível. O presencial, o abraço, o dar a mão. Não sabemos quanto tempo ainda durará esta situação. Temos desejo, expectativa de que possamos retomar as atividades da forma mais parecida ao que era antes da pandemia, mas temos a realidade: ninguém sabe afirmar ao certo quando isto acontecerá. Estamos no caminho, a vacinação agora já é uma realidade. Mas nossa Apabb, nossa equipe de funcionários e voluntários, saberá achar as alternativas para nos manter unidos, acolhidos e com a certeza de que passará. É assim no Núcleo de Minas Gerais. É assim para o Daniel, para a dona Magda (mãe do Murilo) e é assim para nossa Gerente Shirley.  

Quero passar uma mensagem de otimismo e de confiança de que sairemos mais unidos e mais fortes. Permito-me sonhar e acreditar que continuaremos firmes em nosso crescimento e, a cada dia, tornar realidade nosso objetivo de transformar a vida das pessoas com deficiência e das suas famílias, promovendo o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e solidaria. Se não fosse dessa forma, não seria a Apabb. Deixei para citar por último, o trabalho do Núcleo São Paulo, berço de nossa Associação, o começo de tudo. Que há 33 anos atende pessoas como o atleta Alessandro, filho da Dona Maria Carmelita e que hoje tem como gerente o Jairo.  

Fiz questão de fazer essas citações de nomes ao longo de minha fala. Elese simbolizam o atendimento da Apabb. Falamos muito de números, de cifras, de recursos, de totais de atendimentos. Todos muito importantes. Mas não podemos jamais perder nossa essência:  a importância das pessoas. A elas dedicamos nosso trabalho". 

 


Data de publicação: 28/01/2021

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