Notícias

Voluntário com deficiência dá lição de inclusão: "O trabalho me completa e faz com que eu me sinta alguém"

Filho de aposentada BB reaprender a viver após adquirir deficiência intelectual 

Breno Paiva Cavalcante é um homem de 37 anos, formado em pedagogia, funcionário de uma grande rede de farmácias, voluntário na Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) e uma pessoa com deficiência.

Mas não foi sempre assim. Breno adquiriu a deficiência intelectual aos 14 anos de idade após sofrer um incidente em um hospital de Fortaleza, no Ceará. O rapaz perdeu a fala, a visão, a memória, não sabia mais ler ou escrever, parou de andar e teve de reaprender a viver.

Sua mãe, Francisca Pereira Paiva, conhecida como Cilene, é uma funcionária BB aposentada, onde atuou por 33 anos e finalizou sua carreira como gerente de relacionamento na Agência Aerolândia, em Fortaleza.

Pelo filho, Cilene se tornou uma ativista da causa da pessoa com deficiência e, ao longo do caminho, contou com apoio da Cassi, da Apabb e de muitos especialistas como fonoaudiólogos, neurologistas e terapeutas ocupacional.

"Hoje o Breno leva uma vida normal, exceto pelo fato de termos um cuidado especial devido a convulsões eventuais, ele tem autonomia. Geralmente, ele vai sozinho de ônibus para a Apabb. Eu percebo que ele é um milagre. E admiro a coragem, a determinação e acima de tudo a capacidade de se sentir feliz", conta orgulhosa.

Para acompanhar o desenvolvimento de Breno, ela até cursou com ele a faculdade, participou da realização dos trabalhos e abriu as portas para um mundo novo.

"Ele fez faculdade de pedagogia, na verdade eu fui coadjuvante nesse processo. Como ele fala devagar e tem certa dificuldade de se expressar, foi um acordo que fizemos com a faculdade. Eu inclusive fiz a monografia para conclusão do curso. E o tema se referia as dificuldades de aprendizagem", diz Cilene.

Por um desejo próprio, Breno é voluntário na Apabb, instituição sem fins lucrativos, fundada há mais de três décadas por funcionários BB, pioneira no atendimento às pessoas com deficiência e suas famílias.

"No início, ele organizava as notas fiscais e as levava à Receita Estadual. Acho que perceberam a afinidade dele com as crianças e ele passou a participar do Projeto Movimento como 'professor'- que é como os participantes se referem a ele", explica a mãe.

"O trabalho me completa e faz com que eu me sinta alguém", afirma Breno.

Além disso, através do apoio da associação, Breno fez um curso de empregabilidade e se preparou para o mundo do trabalho. Hoje, por meio de um convênio entre Apabb e Drogasil, Breno é aprendiz na rede de lojas e seu trabalho é organizar prateleiras e controlar estoque: "morto de feliz", garante ele.

21 de Setembro

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência foi fruto da luta de movimentos sociais e oficializado em 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. Ter um dia no calendário nacional para falar sobre a causa mostra a importância do assunto.

"Pra mim, acho muito válido datas comemorativas pois são postas em evidência a nossa existência para os demais segmentos da sociedade. No entanto para nós: todo dia é dia de conquista, de luta e de ser pessoa com deficiência", ressalta Cilene.

Live temática

Para celebrar a data, no próximo dia 21/09, os profissionais da Apabb irão fazer uma manhã de bate-papo online sobre o tema.

Veja a programação completa nas nossas redes sociais e participe diretamente pelo Facebook da instituição (clique aqui).

Serviço
Conheça a Apabb

facebook.com/onormaleserfeliz
@onormaleserfeliz
faleconosco@apabb.org.br


Data de publicação: 18/09/2020

Cadastre-se para receber nossas novidades