Notícias

Apabb BA promove Ciclo de Palestra

A Apabb BA promoveu, no dia 24 de outubro, uma palestra sobre ” Vivência e Sensibilização para uma Sociedade Inclusiva”.

O convidado para o evento foi o professor Antônio Luiz Ferreira Bahia, mestre em Educação pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, professor titular do Instituto de Cegos da Bahia e do curso de graduação em educação física da UFBA.

Participaram desse encontro pais, pessoas com deficiência, representante de instituição e estudantes.

O palestrante iniciou sua explanação solicitando aos presentes que interagissem e revelassem o motivo pelo qual e estavam naquele lugar.

Passado esse momento, fez uso de recurso áudio visual para exibir um vídeo, o qual abordou a história de uma criança sobre inclusão.

Logo depois, ele apresentou os passos para a inclusão: falou que, inicialmente, o trabalho de inclusão só se torna possível se orientado por uma proposta teórica condizentes com suas finalidades; conscientizar a comunidade, alunos, pais, que a pessoa com deficiência não vai atrapalhar a aprendizagem dos outros alunos, e sim, vai ajudá-los a vivenciar uma nova experiência como ser humano solidário e respeitador das diferenças; ter uma equipe de professores e funcionários preparados para lidar com o inusitado; matricular os alunos com deficiência nas classes correspondentes a sua idade cronológica para que constituam, ainda que em defasagem intelectual, uma idade social; elaborar o plano didático não mais mediante parâmetros preestabelecidos, mas levando em conta a realidade dos alunos da classe; não esperar “respostas” imediatas dos alunos com deficiência e respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um.

Para finalizar, foi realizada uma vivência na qual os componentes dos grupos fizeram diferentes tarefas, simulando ter deficiências como: visual, física e auditiva.

E para fechar o evento, aconteceu a leitura de um texto sobre deficiência e inclusão.

A avaliação da palestra foi positiva, pois se configurou em num momento de aprendizado, troca, saberes e despertou nos participantes uma reflexão critica de como lidar com a pessoa com deficiência.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 29/10/2018