Notícias

Apabb DF realiza passeio ao TSE

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi celebrado no dia 21 de setembro, a Apabb  DF, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TSE), pela Assessoria de Inclusão e Diversidade (AID/TSE) e o Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS), levou 93 pessoas em dois turnos ao Museu do Voto, 60 delas eram pessoas com deficiência e os demais familiares e professores. Os estudantes puderam conhecer um pouco de como funciona a democracia no Brasil através da visita. 

Em nome do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, o secretário-geral da Presidência, José Levi, recebeu a todos e explicou um pouco da história da Justiça Eleitoral, que foi marcada por atos de inclusão. Também citou que a partir da criação da Justiça Eleitoral em 1932, as mulheres tiveram o direito de votar. Ressaltou também que urna eletrônica é inclusiva, pois conta com diversos recursos como o braile, libras, áudio, entre outros. 

Durante o passeio, os estudantes tiveram acesso a uma maquete girante da urna eletrônica, onde puderam tirar selfies. Além disso, puderam conhecer urnas que eram utilizadas desde o Período Colonial. Após a exposição, simularam o voto através de partidos e políticos fictícios, como o Partido dos Esportes, com o candidato Futebol, que venceu a simulação com a maioria dos votos. 

“Foi uma honra poder aprender mais sobre as eleições. É muito importante que todos tenham esse conhecimento. Gostei bastante do museu”, disse Victoria de Jesus Lima, 19 anos. Fonte: TSE, 2022. 

Ygor Paulino, Técnico de Lazer da Apabb, compartilhou a alegria em poder levar os alunos para aprender mais sobre a democracia e a Justiça Eleitoral. “Quando pensamos nas eleições, a gente pensa no critério da inclusão, em ver todas as pessoas atendidas. E quando se abre um espaço do TSE para as pessoas conhecerem como a democracia é feita, a gente pode ensiná-los sobre a importância de votar, de conhecer a urna e suas alterações para alcançar um processo eleitoral cada vez mais acessível”, destacou. Fonte: TSE, 2022. 

Todos gostaram muito do passeio. A Apabb DF agradece ao Núcleo de Inclusão e Diversidade pelo convite, o setor do transporte pela atenção, paciência e qualidade, o setor dos primeiros socorros por ter prestado apoio, segurança por acompanhar, a comunicação por ter proporcionado um momento de divulgação da luta das PcD, ao cerimonial por ter organizado o evento, contratado o intérprete de libras e ter planejado um lanche, ao TI por ter organizado as urnas para simulação, a equipe do Museu pela assistência e apresentação e aos demais setores não citados, pois sem eles não teria sido possível a experiência. 

Veja fotos no Facebook


Data de publicação: 06/10/2022

Cadastre-se para receber nossas novidades