Notícias

Apabb RJ participa de ato pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 2 de dezembro de 2021, a Apabb RJ integrou o coletivo que realizou o ato público pelos direitos das pessoas com deficiência no Estado do Rio de Janeiro.

Foram representantes de coletivos importantes, como: Morhan, Neurodiversos de São João de Meriti, ADVERJ, Projeto Somos Todos Especiais, Abraneurodiversidade, Cadeirantes de Itaboraí, União dos Cegos no Brasil, e lideranças PcD: Luiza Zwang, André Cadeirinha; e os apoiadores: Toninho Bondade e Kátia Regina Pires, do Canal Toninho Bondade no Youtube.

 A organização do ato foi da diretoria executiva do CEPDE RJ, nas pessoas de Roberta Sales (Apabb RJ) e Ricardo Prates (vice-presidente do CEPDE RJ). Outros apoios virtuais ocorreram para a divulgação do evento, por parte de conselhos municipais da pessoa com deficiência. 

O grupo utilizou carro de som portátil cedido pelo apoiador Toninho Bondade, cartazes feitos pelos participantes, e panfletos, produzidos pela equipe Apabb (Cristiane Gonzaga e Roberta Sales).

Durante as 3 horas do evento, a população recebeu materiais e todos foram atendidos em dúvidas básicas sobre direitos das pessoas com deficiência. 

Vale dizer que o objetivo maior do ato foi destacar a necessidade de fortalecimento das políticas públicas, ressaltando que o Estado do Rio de Janeiro não possui um plano estadual, ou plano de ação específico para atendimento deste público. De fato, atualmente, nem órgãos executivos estruturados com equipes e recursos, existem. Realidade que tem impactado bastante na garantia dos direitos básicos da pessoa com deficiência. 

O ato se iniciou no Largo da Carioca, às 10 horas, e seguiu em breve caminhada para a nova sede da Assembleia Legislativa, onde se manteve a panfletagem e sensibilização com o carro de som.

O resultado se deu com as presenças de assessores de deputados e da Comissão da PcD da ALERJ. 

Todas as falas retrataram questões específicas enfrentadas por pessoas com todas as deficiências e todos os participantes fizeram o uso da palavra, onde relataram suas experiências específicas perante as barreiras vivenciadas.

Pessoas cegas, mães de autistas, familiares de pessoas com Síndrome de Down, pessoas com deficiência física, mencionaram principalmente a falta de acessibilidade nas cidades da região metropolitana e, sobretudo na Baixada Fluminense e municípios do interior. 

A Apabb RJ agradece a confiança, parceria e a presença dos mais de 20 participantes, que contribuíram consideravelmente com seus relatos de vida e falas potentes sobre os direitos das pessoas com deficiência. 

Veja fotos no Facebook


Data de publicação: 06/12/2021

Cadastre-se para receber nossas novidades