Notícias

Apabb MG assiste ao espetáculo “A História do Soldado”

Os usuários da Apabb MG assistiram, no dia 6 de agosto, ao espetáculo “A História do Soldado”, um projeto músico-teatral, produzido pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Companhia de Dança do Palácio das Artes. 

As famílias de MG receberam da Fundação Clóvis Salgado, a cortesia de 30 ingressos, que possibilitou que as mesmas vivenciassem momentos de lazer e cultura.

“A composição de A História do Soldado narra o retorno de um soldado à sua terra natal, interrompido por um encontro inesperado com o Diabo, que lhe propõe uma troca. Ele sugere ao Soldado que lhe entregue seu violino (que representa sua alma), por um livro que lhe trará toda riqueza que ele possa imaginar. 

A princípio, o soldado não se interessa pela proposta, já que não sabe ler, mas o Diabo lhe convence que para a magia funcionar ele não precisa ter o conhecimento da leitura, o próprio livro fará com que ele leia. O Soldado aceita, mas o Diabo pede que ele o siga até sua casa para que possa ensiná-lo a tocar o violino. O que inicialmente parecia ter sido apenas três dias de aula, na verdade, foram anos. Desde então, o Soldado percebe que sua vida e felicidade estão ameaçadas em função dessa troca e ele tenta, a todo custo, se libertar das artimanhas do Diabo. 

Escrita em um período de devastação no continente europeu devido ao fim da Primeira Guerra Mundial, a composição reflete o clima que assolava a região. A proposta de Stravinsky com a obra era proporcionar um momento de alegria a seu povo, como explica o maestro Silvio Viegas. “Nessa época, os recursos eram mais escassos e, por isso, ‘A História do Soldado’ tem esse formato mais reduzido, lembrando uma miniópera ou um espetáculo de bolso. Mas essa alteração não diminuiu a beleza da composição”, destaca o regente”.

A Apabb MG agradece à Fundação Clóvis Salgado pela oportunidade e parceria.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb

 


Data de publicação: 08/08/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades