Notícias

Apabb MG promove roda de conversa sobre o autismo

No dia 25 de abril as famílias do Grupo de Apoio da Apabb MG, participaram de uma roda de conversa e filme comentado no Palácio das Artes em Belo Horizonte, que teve como objetivo comemorar o mês de conscientização do autismo.

O filme apresentado foi “ Vida Animada ”, que conta a história de Owen Suskind, uma criança feliz, brincalhona, que foi "desaparecendo" com apenas três anos de idade. O rápido processo de regressão do menino devastou seus pais e confundiu o irmão mais velho. Um dia, depois de anos sem se comunicar, Owen reproduziu uma fala de A Pequena Sereia". Contra toda cautela médica, os genitores se agarraram a esse fio de esperança e descobriram que poderiam se travestir de personagens da Disney para se comunicar com o filho autista.

Um dos principais trunfos de “Vida Animada” é tratar a questão de Owen e o autismo com sensibilidade. E muito se deve à comovente honestidade da família.

Após a apresentação do filme, foi realizada a roda de conversa com as mediadoras: Claudia Messias, terapeuta ocupacional, psicanalista especialista em abordagem psicanalítica do autismo; Margareth Couto, psicóloga, psicanalista, doutora em educação, professora do IEC Puc Minas e Paula Pimenta, psicóloga, psicanalista, doutora em psicologia e professora da FCMMG e do IEC Puc Minas.

A roda de conversa teve como finalidade de fortalecer os vínculos entre as famílias que convivem com o autismo, esclarecer dúvidas e questões que afligem as famílias, bem como informá-las sobre cuidados e condutas que podem melhorar o convívio familiar e promover o desenvolvimento do autista.

Data de publicação: 04/05/2023

Cadastre-se para receber nossas novidades