Notícias

Apabb MG realiza GAF online

A Apabb MG realizou, no dia 26 de abril, um encontro do Grupo de Apoio às Famílias, (GAF), que teve como tema: Os desafios da pandemia para as pessoas com deficiência. 

O tema foi apresentado por Paula Santos, psicóloga e voluntária da Apabb e por Max Willian, delegado do NR MG. 

Na oportunidade, Paula fez um breve relato sobre o contexto da pandemia para as pessoas com deficiência com diversos aspectos dificultadores tais como: problemas na educação, riscos de contágio além da exclusão social.   

Outros aspectos importantes também foram sinalizados como: as dificuldades do acompanhamento dos pais, já que nem todos têm conhecimentos pedagógicos e ou tecnológico e acesso à internet de boa qualidade. 

 Acessibilidade não é pensada, talvez por falta de capacitação ou até mesmo conhecimento de alternativas. A falta de material adaptado é fato até mesmo para os professores que já tinham um conhecimento sobre acessibilidade, pois é preciso adaptar as atividades para a modalidade online. O que traz mais desafios a rede de educação. 

Necessidade de interação social: adaptação é um desafio e é preciso se adequar ao mundo tecnológico o mais rápido possível, o que torna evidente a vulnerabilidade e a exclusão social para o público da instituição. 

Foram apresentadas pela psicóloga, algumas soluções possíveis como: abertura para inovação ao nosso favor; todos nós somos capazes de aprender e ensinar; pais, familiares e corpo escolar podem se engajar; sair da zona de conforto (busca de conhecimento); investir em tecnologias acessíveis; planejamento, adaptação e empatia. 

O Delegado Max, trouxe um pouco da sua vivência e experiência enquanto pessoa com deficiência, inserido no mercado de trabalho, que foram muito importantes para a reflexão e aprendizado de todos. Ele destacou sobre a atenção e o cuidado sobre o lado emocional de cada um neste período de pandemia, priorizando hobbies e atividades que elevem seu bem-estar. As atividades prazerosas podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida, contribuindo positivamente para uma sensação de bem-estar e redução de tristeza, estresse e ansiedade. 

Foi um momento de muita descontração, aprendizado, trocas de experiências e relatos emocionados das famílias. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 30/04/2021

Cadastre-se para receber nossas novidades