Notícias
Apabb PE participa da VI Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Nos dias 22 e 23 de agosto foi realizada a VI Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Recife, no Centro de Formação e Lazer Sindsprev.
O evento foi promovido pelo Comud/Recife, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência.
A assistente social do Núcleo Pernambuco, Andréa Mascarenhas, participou na condição de Delegada.
A Conferência teve como tema “Acessibilidade X Segurança e Autonomia da Pessoa com Deficiência. E reuniu delegados, observadores e convidados para discutir políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência na cidade do Recife.
A mesa de abertura foi composta com a presença de diversas autoridades, como: a Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas - Ana Rita Suassuna e a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Recife (Comud/Recife) - Ledja Cibelle; entre outros representantes.
A Palestra Magna abordou sobre o cenário atual e futuro, na implementação dos direitos das pessoas com deficiência, ministrada por Roberto Tiné, diretor da Apabb e membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conad).
Como parte da programação da Conferência, houve a realização dos Grupos de Trabalho, nos quais foram abordados temáticas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência como estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade; os desafios para a comunicação universal.
É importante destacar que no segundo dia foi realizada a eleição para os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud/Recife), para o biênio 2023-2025. Tendo sido a Apabb Pernambuco eleita para o referido Conselho, na condição de titular.
O evento propiciou espaços de debate, discussão, troca de experiências e construções com o objetivo de promover melhor qualidade das políticas públicas direcionadas para as pessoas com deficiência do Recife.
Data de publicação: 05/09/2023