Notícias

Apabb PR promove palestra sobre violência contra PcD

Fazendo parte da campanha “Faça Bonito e Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a Apabb PR promoveu, no dia 6 de junho, uma palestra sobre o tema.

Os convidados para falar foram a psicóloga Sandra Rodrigues e os professores Deisy Mohr Bäuml e Alessander Bäuml Orlowski.

Os palestrantes trouxeram conceitos do que é o abuso sexual, dados estatísticos, como denunciar e quais são as consequências. Além disso, falaram o que a rede de apoio, como ONGS e escolas, devem fazer em caso de suspeita de abuso. 

Esgotar o tema é um dos caminhos para desmistificar o tabu, ou seja, a violência sexual infantil e da pessoa com deficiência é uma realidade e devem ser discutidas. 
Segundo os palestrantes, a criança e a pessoa com deficiência em situação de vulnerabilidade especificamente emocional estão mais propensas a sofrer abuso. 

As pessoas com deficiência intelectual são as mais vulneráveis, segundo estudos, pois são ensinadas a serem “boazinhas” com os outros e isto cria uma situação propicia para o abuso. 

Outro ponto importante é a pessoa com deficiência conhecer seu corpo, ser informada de quem pode tocá-la, o que é namoro e o que é amizade. A família, a escola, e as ONGs devem oferecer estas informações criando assim uma rede de proteção preventiva. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 15/06/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades