Notícias

Encontro do Programa Vem Viver acontece na Apabb PR

Parte da programação anual de atividades da Apabb PR, aconteceu, no dia 12 de fevereiro, maios um encontro do Programa Bem Viver. 

A ação intitulada como “Lidando com as Emoções” teve por objetivo facilitar a identificação e a externalização de sentimentos e emoções, de forma assertiva e saudável, de modo a prevenir o adoecimento psíquico. 

A psicóloga Maria Geny começou o encontro resgatando o histórico das abordagens de tratamento de pacientes com transtorno mental antes da Reforma Psiquiátrica, que ocorreu em 2001, citando todas as mudanças de abordagens e políticas públicas deste então para oferecer um tratamento adequado a estes pacientes. 

Em seguida, foi explanado sobre o conceito teórico das emoções e comentou-se sobre a importância de verbalizar respostas emocionais que demonstrem respeito a si mesmo e ao outro, por meio de uma habilidade emocional denominada assertividade.

Em um segundo momento, a psicóloga orientou que o grupo se dividisse em duplas para que pudessem compartilhar experiências vividas que tenham produzido os mais diversos tipos de emoções existentes. 


Falou-se também sobre a importância de não problematizar emoções e sobre o aumento de chances de desenvolver doenças psicossomáticas cada vez que não se verbaliza e externaliza emoções despertadas. 

Ao final da atividade, o grupo recebeu orientações a respeito do papel da psicoterapia no processo de desenvolvimento de habilidades emocionais, sendo o processo psicoterapêutico um espaço de acolhimento e escuta, no qual todas as emoções são legitimadas.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 26/02/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades