Notícias

Apabb RJ e OAB RJ promovem GAF

No dia 20 de dezembro, a Apabb RJ promoveu, em parceria com a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB RJ, o último Grupo de Apoio às Famílias (GAF) do ano, e de forma ampliada. 

Compareceram ao encontro, cerca de 50 participantes, distribuídos entre: pessoas com deficiência, familiares, técnicos, pesquisadores, estudantes, e profissionais do direito. Todos interessados em apresentar suas necessidades, dúvidas e trabalhos desenvolvidos em prol de avanços nas políticas públicas para a pessoa com deficiência.

Com isso, o tema escolhido: “As Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Síndromes:  O que esperar para o ano de 2018?” conseguiu dar vazão às apresentações, possibilitando bons e produtivos debates sobre estratégias de mobilização da sociedade civil e governamental, valorização e interlocução com os movimentos sociais. Além de representatividade da pessoa com deficiência, a importância dos conselhos de direitos no exercício do controle social e a atuação das comissões de defesa da PcD. 

Ficou claro que uma “nova” rede estava se construindo a partir deste encontro. A maioria solicitou a realização de outro evento com a mesma natureza, porém já com desdobramentos possíveis. A proposta de reuniões bimestrais e o compartilhamento imediato de materiais de pesquisa/informações foi consenso. 

A equipe que conduziu a atividade foi: Roberta Sales (Assistente Social) e Cristiane Gonzaga (Supervisora Administrativa), que mediaram as apresentações, juntamente com o Dr. Luis Claudio Freitas e Dr. Caio Sousa (ambos representantes da CDPD – OAB/RJ. Vale ressaltar também a presença do delegado Suplente da Apabb RJ, o funcionário BB Paulo Simões, da Juíza Claudia Valéria Mello (Comissão de Acessibilidade do TRF 2ª Região), e da atual presidente do CEPDE RJ, Sra Lucia Zacheu. 

A Apabb RJ agradece a parceria da CDPD-OAB/RJ, às famílias presentes, aos profissionais, pesquisadores e militantes do movimento da pessoa com deficiência, doenças raras e síndromes, que trouxeram informações valiosíssimas ao grupo. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 28/12/2017

Cadastre-se para receber nossas novidades