Notícias

Apabb RJ marca presença em reunião sociedade civil

No dia 8 de abril, a Apabb RJ, em parceira com a FEAPAES E FEASPERJ, promoveu um encontro de articulação de debate com as Instituições da Sociedade Civil que estão na condição de conselheiras do Controle Social no Rio de Janeiro, na sala de reuniões da Federação das Apaes do RJ.

A Assistente Social da Apabb Roberta Sales conduziu a reunião, que teve a intenção de reconhecer as demandas apresentadas pelos atendidos e como estão sendo executadas as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias no Estado. Da mesma forma, traçar estratégias de atuação que fortaleçam os espaços de participação da população mais vulnerável. 

Houve um momento inicial de apresentação dos participantes, que foram convidados a expor seus principais desafios cotidianos. Um consenso foi a precariedade do financiamento das ações, sejam as de iniciativa privada, sejam as subsidiadas com recursos públicos. E as pendências relacionadas aos convênios da Rede Histórica e da FIA, foram elencados como prioridade.  

A Sra. Adélia Mattos, da FEASPERJ, sinalizou os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência atendidas nas unidades da Pestalozzi, localizadas longe das capitais, principalmente nas questões voltadas à acessibilidade das vias, nos trajetos compreendidos entre as residências (em meio urbano ou rural) e os equipamentos/ serviços de Saúde e Educacionais, por exemplo. 

Já o Sr. Markus Stephan, da ACAMPAR, mencionou os problemas também causados pelo desleixo na condução da política socioambiental, em especial na Cidade de Miguel Pereira e adjacências. Justificando que os prejuízos são notórios nos impactos na qualidade de vida das pessoas com deficiência da região. Citou a demora no cadastramento do Vale Social como exemplo. Há dificuldade da instituição mediadora deste serviço em conduzir os processos em tempo adequado e compatível com a necessidade dos solicitantes. 

Desta reunião saiu a proposta de um encontro mensal, visando o fortalecimentos da rede parceira, que atende pessoas com deficiência, de forma a dar visibilidade às ações, e a garantir a permanência do atendimento à comunidade, ainda que com o apoio governamental precário. 

A Apabb RJ agradece a confiança e a presença dos 10 participantes, que contribuíram consideravelmente com ideias interessantes para articulações futuras. Por fim, o NR agradece ainda à FEAPAES pela cessão do espaço. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 16/06/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades