Notícias

Apabb RJ marca presença no CEPDE RJ

No dia 3 de dezembro de 2018, o CEPDE RJ (Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência do RJ) promoveu, com o apoio dos seus conselheiros, demais conselhos municipais e Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da OAB RJ, um evento de dia inteiro em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a Apabb RJ esteve lá. 

A mesa de abertura contou as ilustres presenças da presidente do Cepde, professora Edicléia Mascarenhas, do deputado Carlos Minc, do deputado Marcio Pacheco, de Luiz Antônio (do Instituto Helena Antipoff) e de Luis Claudio Freitas (da OAB RJ e Adverj) e de uma representante de familiares da Associação Lótus. Todos fizeram ótimas explanações sobre as estratégias dos conselhos e rede de apoio na luta permanente pela garantia de direitos das pessoas com deficiência no Estado e compartilharam panorama de possíveis articulações políticas que visem dar conta das demandas crescentes de acesso deste público. 

Na segunda mesa, as Comissões Permanentes tiveram voz através dos conselheiros: Ricardo Prates (Acessibilidade), Pedro Gonzalez (Legislação) e Roberta Sales (Acompanhamento dos Abrigos). Foram mediados pela conselheira Cristina Pena e versaram sobre as intervenções possíveis realizadas ao longo do ano, como por exemplo, ações de fiscalização junto ao DETRO e a construção de instrumentos de visitação dos abrigos denunciados ou não. Ressaltaram que muitas ações dependem dos atores governamentais para o compartilhamento de informações/ dados estatísticos, para a evolução do acompanhamento de questões urgentes, pertinentes aos Direitos Humanos da população com deficiência mais vulneráveis. 

Após um primoroso almoço e apresentações artísticas de canto/dança, a mesa da tarde foi composta para que as Frentes de Conselhos Municipais pudessem expor os resultados das articulações arduamente realizadas na Baixada Fluminense, Região Litorânea, Costa Verde e Médio Paraíba. Através das quatro importantes Frentes, encontros de capacitação foram promovidos, tendo alcance de grande relevância para as regiões. Esta mesa final também prestigiou todos os conselheiros presentes, franqueando a palavra, principalmente, àqueles que encontraram grandes dificuldades de acesso ao evento em função da precariedade do transporte e da distância. 

A Apabb RJ agradece ao CEPDE RJ a oportunidade de colaborar com a organização e execução do evento, através da conselheira Roberta Sales e da colaboradora Lucia Zacheu.  À OAB e integrantes da CDPD OAB RJ, que marcaram presença e aos demais participantes, que engrandeceram o dia, exercendo a cidadania através do controle social. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 06/12/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades