Notícias

Apabb RJ participa de capacitação de conselheiros em Piraí

No dia 11 de fevereiro, a assistente social Roberta Sales esteve na Cidade de Piraí, como presidenta do CEPDE RJ, para a capacitação territorial dos conselheiros e conselheiras municipais da pessoa com deficiência da Região Sul Fluminense e adjacências.

 O tema, “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, favoreceu um amplo intercâmbio de informações. As conselheiras do CEPDE RJ Adélia Mattos (FEASPERJ) e Neiva Trindade (AFARJ) foram como apoiadoras da atividade. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Piraí foi o grande articulador junto às lideranças locais, apoiando o CEPDE RJ, para a execução desta capacitação. A presidenta do Conselho de Piraí, Josiane Inácio, foi incansável na busca de local, colaboradores para o lanche, e disponibilização de material de papelaria. 
Apesar da intensa chuva que antecedeu o evento, participaram cerca de 35 pessoas, conselheiros (as) ou não das cidades de Piraí, Barra do Piraí, Valença, Volta Redonda, Pinheiral, Rio Claro, Itatiaia, Porto Real e Barra Mansa. Lembrando que foram convidados também representantes das cidades de Resende e Quatis.
Houve um farto lanche colaborativo antes da explanação dos eixos temáticos por parte de Roberta Sales.

 A inexperiência de alguns conselheiros e conselheiras demandaram o aprofundamento de conceitos estruturantes de como deve funcionar o controle social. Contudo, todos se mostraram muito motivados em multiplicar o debate com seus colegiados. 

A Apabb RJ agradece ao CEPDE RJ e aos Conselhos Municipais envolvidos no evento pela oportunidade de colaborar com sua experiência na luta pelos direitos da PcD, na seara da sociedade civil, bem como, multiplicar a temática tão necessária no contexto atual da garantia de direitos, através da sensibilização dos gestores públicos e da mobilização população, para além do controle social.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb
 


Data de publicação: 01/03/2020

Cadastre-se para receber nossas novidades