Notícias

Apabb RJ participa de reunião mensal de Conselhos Estaduais

No dia 14 de fevereiro, a assistente social da Apabb RJ Roberta Sales esteve no Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Sra. Fernanda Titonel, para a reunião mensal com os Conselhos de Direitos Vinculados à SEDSDH. 

O encontro dos presidentes e presidentas dos conselhos estaduais com a Secretária tem sido uma estratégia de aproximação das políticas públicas transversais entre seus membros e gestores governamentais. 

Demandas foram passadas conselho a conselho, onde cada representante teve em média 15 minutos para expor suas questões. Tratou-se da terceira reunião desta natureza, e por isso, foi possível perceber que algumas mudanças positivas foram realizadas para o melhor funcionamento dos órgãos de controle social, como por exemplo, a realização do 1º evento interconselhos do ano de 2020, onde o Dia Nacional da Visibilidade Trans foi celebrado no auditório do CLGBTI, com a presença de representantes dos 11 conselhos vinculados. 

Outra providência necessária tomada pela SEDSDH no último mês foi a disponibilização de viaturas para o uso dos conselhos de direitos. A atitude possibilitou que houvesse mais visitas dos conselheiros e conselheiras nos territórios localizados fora da Região Metropolitana. 

Participaram da reunião: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM); Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS); Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH); Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND); e Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT), Conselho Estadual de Promoção da Liberdade Religiosa (CONEPLIR), Conselho Estadual para Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI), Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Conselho Estadual dos Direitos do Negro (CEDINE).

A Apabb RJ agradece o convite da SEDSDH e ao CEPDE RJ pela oportunidade de colaborar com sua experiência na luta pelos direitos da PcD no engrandecimento do debate transversal com as demais políticas públicas voltadas para a garantia dos Direitos Humanos de toda a população.  

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb
 


Data de publicação: 01/03/2020

Cadastre-se para receber nossas novidades