Notícias

Apabb RJ participa do V Encontro Rompendo Barreiras UERJ

Em 05 de outubro de 2022, o PRB - Programa Rompendo Barreiras da UERJ, realizou o 5º Encontro, em um dos auditórios da Universidade e a Apabb RJ esteve lá.

O tema debatido foi “Ensino Superior em Instituições Públicas para Todos: acesso, acessibilidade, inclusão e permanência com êxito para estudantes público-alvo do atendimento acadêmico especializado – AAE”. A duração do evento foi das 9:30h às 18h e contou com mais de 60 participantes presenciais e mais de 300 visualizações no canal do YouTube. 

A mesa de abertura “PR4: compromisso com a inclusão de todos” contou as presenças da assistente social da  Apabb RJ Roberta Sales, representando a diretoria executiva do Conselho Estadual de Políticas para a Pessoa com Deficiência (CEPDE RJ); Valéria de Oliveira - professora e coordenadora do PRB; Rachel Alonso de Azevedo - professora e diretora do Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-Estar – DASPB; Alexandre Ribeiro – professor e coordenador da Vigilância em Saúde PR5, e Cátia Antônia da Silva – professora e pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis - PR-4.  Cada um dos convidados fez ótimas explanações sobre as estratégias de inclusão e interlocução entre universidade e rede de apoio, para a garantia de direitos das pessoas com deficiência no ensino superior, em particular. 

Em sua fala, Roberta Sales, ressaltou a importância do contexto histórico da luta pela inclusão, e como a trajetória da professora Maria da Glória Schaper dos Santos, a “Glorinha” - que foi a idealizadora do Programa Rompendo Barreiras -, está ligada à criação/manutenção do CEPDE RJ. E da mesma forma, convocou a comunidade acadêmica a ocupar mais os espaços potentes de controle social no Estado. 

As demais mesas trataram de temas muito relevantes, nomeadas: “O Tradutor Intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o Professor: qual o papel de cada um?”; “Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: práticas, avanços e desafios”; “Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: experiências, expectativas e desafios nos Campi da UERJ”; “Necessidades Específicas e Diversidades: como garantir o direito de todos? O que diz a legislação vigente sobre acessibilidade e inclusão?” e “Programa Rompendo Barreiras 34 anos em busca de um projeto político acadêmico: parcerias, redes colaborativas e desafios”.

Para quem quiser assistir, seguem os links:
Mesa 1 - O Tradutor Intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o Professor - YouTube
Mesa 2 - Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior: práticas, avanços e desafios. - YouTube
Mesa 3 - Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior - YouTube
Mesa 4 - Necessidades Específicas e Diversidades - YouTube

A Apabb RJ agradece ao PRB Programa Rompendo Barreiras UERJ pelo convite e oportunidade de representar o CEPDE RJ e a Aoabb RJ, através da assistente social/conselheira presidente Roberta Sales.

 


Data de publicação: 11/10/2022

Cadastre-se para receber nossas novidades