Notícias

Apabb RJ participa dos Jogos Nacionais das Olimpíadas Especiais

Os Jogos Nacionais das Olimpíadas Especiais Brasil 2018 aconteceram nos dias 20, 21 e 22 de abril na cidade de Suzano (SP).

A Apabb RJ participou com dois atletas da modalidade de atletismo, que foram classificados no final de 2017 nos Jogos Estaduais do Rio de Janeiro, além de dois técnicos nas modalidades de futsal e judô. 

Nesta edição do evento, estavam previstas 11 modalidades: águas abertas, natação, atletismo, basquete, bocha, futsal, ginástica rítmica, judô, tênis de campo, tênis de mesa e vôlei de praia, das quais foram sorteados 52 campeões para representar o Brasil no Mundial de 2019, que acontecerá em Abu Dhabi.

Os atletas cariocas Tiago de Oliveira Ferreira e Natan Mendes Soares foram acomodados nos alojamentos juntamente com seus respectivos técnicos e com integrantes de outros esportes. Ambos se adaptaram muito bem ao restante da delegação do Rio. A convivência com atletas e técnicos de instituições diferentes proporcionou uma rica vivência, haja vista que eles não costumam ter experiências de viagens sem seus familiares.

A cerimônia de abertura foi linda. A decoração do local, a iluminação, o telão e o público presente enriqueceram muito o evento. As apresentações foram perfeitas e nada cansativas. 

No dia seguinte, a equipe de atletismo realizou as qualificações, sendo uma pela manhã e outra no período da tarde. 

Entre esses eventos, os atletas passaram pela ação “Atletas Saudáveis”, que é uma incrível frente de trabalho que engrandece de forma impar os eventos das Olimpíadas Especiais Brasil, dando acesso à saúde, diagnosticando e tratando diversas patologias dos atletas.

Na noite do dia 21, logo após o jantar, eles participaram de um bailinho, o que foi uma forma de relaxar e aliviar um pouco da pressão dos treinos e competições, dando um ar mais leve e descontraído a todas as delegações.

No último dia, foram realizadas as competições finais pela manhã e todos seguiram para a cerimônia de encerramento, que também foi bem legal. 

Tiveram momentos muito importantes onde os participantes puderam se ver no telão e perceber que toda a logística estrutura montada para os jogos foi feita pensando exclusivamente neles.

Ao longo das competições, todos eles estavam bem motivados, procurando focar ao máximo nas provas que iriam competir. Já nos momentos de descanso, se mostraram muito alegres e comunicativos.

Competições dessa natureza são de grande importância para o crescimento do atleta, não só na parte técnica, mas também no que tange ao desenvolvimento do indivíduo, ou seja, na promoção de autoestima, autonomia e independência, sem falar em todos os benefícios que a prática esportiva promove na saúde de seus praticantes.

A Apabb RJ agradece às Olimpíadas Especiais por promover eventos esportivos de excelência, à AABB São Francisco pela imensa parceria que sem a qual não seria possível possibilitar um treinamento de excelência e agradece ainda aos atletas e suas famílias pelo esforço e comprometimento que são indispensáveis nas rotinas de treino e competições para atingir o alto nível técnico em que eles chegaram. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 03/05/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades