Notícias

Apabb RJ promove cine debate em GAF

No dia 26 de julho, pessoas com deficiência, suas famílias, voluntários e parceiros Apabb RJ, puderam partilhar de mais uma rica experiência ao assistirem ao Documentário “Um Dia Especial”, e em seguida, trocarem suas impressões sobre o conteúdo. 

A metodologia foi conduzida pela assistente social Roberta Sales, em parceria com a profª Andrea Apolonia (idealizadora original do filme), Jussara Costa e o profº Diogo Ribas, ambos do Projeto “Somos Todos Especiais”.   

Os depoimentos das famílias do documentário emocionaram os expectadores. Andrea, que participou diretamente da produção, sendo uma das dez mulheres (e seus filhos/filhas com deficiência) reais do elenco, esclareceu que o material foi produzido e dirigido por Yuri Amorim, com o apoio e recursos da agência japonesa JICA e, na fase de pós-produção, da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, através de projeto selecionado em edital da Faperj, tudo com a finalidade de retratar, com sensibilidade, um dia na vida dessas famílias, a luta diária, a extrema dedicação, e por vezes abandono/isolamento. 

O impacto esperado com o investimento já começou a ser percebido quando o filme foi um dos 26 selecionados para exibição no Festival Assim Vivemos de 2013, que aconteceu de 21 de agosto a 1o de setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. E desde então, vem servindo de ferramenta para a sensibilização não somente de famílias, mas também dos profissionais. A humanização do atendimento desse público foi tópico ratificado no debate.   

Apesar de o filme não focar em nenhuma patologia específica, aborda casos de autismo e outras síndromes raras, como por exemplo: Rett, Angelman e Lennox Gastaut. E a vivência das mesmas, em contextos de grande diversidade geracional, socioeconômica, rede familiar e comunitária, e patologias dos filhos.

A Apabb RJ agradece às parcerias supracitadas, ao CARJ, pela cessão do Auditório e também aos 19 participantes pelo retorno muito positivo sobre a atividade realizada. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb

 


Data de publicação: 09/08/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades