Notícias

Colônia de Férias anima usuários na Apabb RJ

A Colônia de Férias 2019 da Apabb RJ aconteceu nos dias 31 de julho, 01 e 02 agosto e foi realizada na AABB São Francisco.

O evento foi composto por diversos passeios culturais na cidade do Rio de Janeiro. 

Os participantes conheceram o tradicional bairro de Santa Teresa, localizado na zona central do município. O lugar possui uma exclusiva localização, no alto de uma serra entre as zonas Sul e Central da cidade, o que promove uma privilegiada vista que impressionou todos os participantes.

Santa Teresa também é conhecida pelas construções históricas do século XIX, além de elegantes casarões construídos até os anos 1940. Mas o principal diferencial do bairro é que foi o único da cidade que manteve o bonde como meio de transporte até os dias de hoje e foi a forma que os participantes acessaram o bairro causando empolgação e nostalgia nos mais velhos. 

O grupo almoçou em um restaurante bem tradicional chamado Bar do Marcô, conheceu o Mirante do rato molhado, o Parque das Ruínas, Museu Chácara do Céu e desceu pela conhecida Escadaria Selaron finalizando o dia conhecendo os Arcos da Lapa, que é bem próximo do local.

O grupo iniciou o segundo dia caminhando pelo Boulevard Olímpico e visitando o CCBB, que estava com a exposição do suíço Paul Klee. A mostra conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista. Ele transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo, tendo alcançado uma notável expressão pictórica própria, que reforçou seu papel central na história moderna da arte. 

O almoço foi no tradicional restaurante Angu do Gomes, que em 1955, pelas mãos do português Gomes, começou a comercialização a poderosa iguaria através de carrocinhas de angu pelas ruas cariocas. 

E é no Largo de São Francisco da Prainha, na Saúde, que inauguram um restaurante para fomentar um projeto de expansão, imprimindo um novo ritmo de produção de cozinha industrial ao processo. Eram cerca de 300 funcionários, 40 carrocinhas espalhadas pela cidade e uma média de mil refeições diárias. Diante de tamanho sucesso, a marca virou até verbete, inscrita no Pequeno Dicionário de Gastronomia (Objetiva): “ANGU DO GOMES. S. m. Prato popular e típico da paisagem carioca, geralmente vendido nas ruas, em carrinhos próprios. É uma papa de farinha de milho, servida com carne ensopada com miúdos. ”

Bom e barato, por mais de duas décadas as carrocinhas representaram um democrático espaço de convivência: ricos e pobres, universitários, prostitutas, apontadores do “bicho” e intelectuais, as mais diversas camadas da sociedade reuniam-se para compartilhar um prato que representava um símbolo de resistência do Rio Antigo.

E, finalmente, na tarde do dia primeiro o grupo seguiu para o “MAR” Museu de Artes do Rio, que está com quatro exposições em cartaz: “Fluxo”, “O Rio dos Navegantes”, “A costura da Memória” e “Mulheres”, todas muito fascinantes, não só os participantes, mas também para os profissionais da equipe.

No último dia, eles aproveitaram o excelente espaço da AABB São Francisco que conta com piscina, quadras, saunas entre outros espaços para o desenvolvimento de diversas atividades, sem falar na localização, que é cercada por uma grande área de mata atlântica há apenas alguns quarteirões da praia.

O almoço do dia dois de agosto foi no McDonald’s, fato que animou bastante os participantes por esse tipo de passeio não comum no dia a dia deles, em seguida o grupo foi para a orla de São Francisco, onde sentaram em baixo da frondosa copa de uma amendoeira e contaram diversas histórias antes de uma agradável caminhada a beira-mar.

No decorrer desses dias, ficou ainda mais clara a importância desse tipo de evento, que promove autonomia e independência para pessoas com deficiência, pois em cada passeio os participantes relataram e demonstraram interesse nos dias anteriores e nos dias que ainda estavam por vir, inclusive contaram detalhes para os familiares assim que chegaram a casa.

A Apabb RJ agradece a FENABB pela grande parceria sem a qual seria impossível executar esse tipo de evento com tanta excelência e agradece também a AABB São Francisco por sempre acreditar e apoiar as ações da instituição, contribuindo para o desenvolvimento social, cognitivo e motor dos participantes.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 13/08/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades