Notícias

Graduação de Capoeira acontece na Apabb RJ

No dia 19 de outubro, foi o dia de graduar os atletas do Projeto Movimento da Apabb RJ que participam da modalidade de capoeira. 

A cerimônia foi na escola Thomas Man, localizada no Méier, e teve inicio às dez horas da manhã com um farto café da manhã.

A capoeira é desenvolvida há mais de um ano juntamente com a psicomotricidade às segundas, quartas e sextas-feiras no Espaço em Movimento, localizado Núcleo RJ.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. 

Desenvolvida no Brasil por descendentes de pessoas escravizadas vindas da África, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas. 

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. 

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural no ano de 2008 e, em novembro de 2014, recebeu o título de  Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 

Na data, todos os atletas do Projeto Movimento foram graduados por diversos mestres do grupo Capoeira Arte Nobre e demonstraram um pouco do que aprenderam ao longo desse período de prática na roda de capoeira formada por diversos praticantes de todo o estado e alguns até de fora do Rio de Janeiro.

A Apabb RJ agradece a contramestre Água Viva e o instrutor Indiano pela grande parceria, além das famílias participantes, que sempre acreditam e apoiam os projetos do NR.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb

 


Data de publicação: 23/10/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades