Notícias

Praia Seca recebe Acampamento da Apabb RJ

O Acampamento 2019 da Apabb RJ aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho e foi realizado em Praia Seca, que é o 4° distrito do Município de Araruama e está localizado no Rio de Janeiro, na Restinga de Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. 

A Restinga de Massambaba é um terreno arenoso de 12 km, entre Saquarema e Arraial do Cabo. Por ser um lugar de praias extremamente bonitas, a prefeitura de Araruama apelidou o distrito de "A Cancún Brasileira".

No total, 12 pessoas com deficiência vivenciaram durante esses três dias uma realidade de total autonomia e independência da hora que acordaram até a hora de dormir, tudo conduzido pelos profissionais da Apabb e dos voluntários que participaram do evento.

A casa foi cedida pela família de uma das usuárias da instituição e dispunha de três quartos amplos além de uma enorme sala para que todos pudessem ficar alojados com conforto, do lado de fora havia uma grande área gourmet onde eram realizadas as refeições. 

O Acampamento contou ainda com um campo de futebol e uma piscina onde foram realizadas diversas atividades.

No primeiro dia, após o almoço, os participantes quiseram assistir ao jogo da Argentina pela Copa América de futebol e, logo em seguida, seguiram para o campo de futebol onde foram desenvolvidas atividades lúdicas e esportivas voltadas para o vôlei e futebol, além de algumas gincanas de festa junina, o tema do evento. 

No mesmo dia, no período da noite, aconteceu um grande bingo onde os brindes eram barras de chocolate e, no final, todos foram premiados.

Na manhã seguinte, logo após o café, todos seguiram para orla da Lagoa de Araruama onde caminharam para conhecer os pontos turísticos e realizaram atividades ao ar livre como alongamentos. Em seguida, todos seguiram para a piscina e as atividades continuaram a todo vapor.

No finalzinho da tarde do dia 29, todos participaram dos preparativos para a grande festa junina que seria realizada à noite, com direito a quadrilha, pescaria, gincanas, fogueira e uma farta mesa coberta de comidas típicas das festas de São João.

Na última noite, como não podia faltar, aconteceu o tradicional Fogo do Conselho, onde acampantes, profissionais e voluntários se reúnem e contam um pouco sobre os sentimentos que vivenciaram durante os dias de convivência no Acampamento e falam também sobre suas saudades de casa. Durante esse momento as emoções sempre afloram e algo especial acontece para fechar o evento com chave de ouro.

Na manhã do dia seguinte, o grupo organizou seus pertences e se preparou para o almoço um pouco mais cedo do que o normal, pois todos participariam da discoteca de festa junina que aconteceu na AABB de São Francisco e foi um sucesso.

A Apabb RJ agradece às famílias por confiar e acreditar na capacidade técnica dos profissionais, é grata ainda ao apoio da Srª Ana Maria Silveira e toda sua equipe de familiares e voluntários que com muito amor e profissionalismo fez com que o evento fosse inesquecível para todos possibilitando a realização desse evento o que contribui para o desenvolvimento cultural, cognitivo e motor dos usuários e familiares.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 11/07/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades