Notícias

Projeto Empregabilidade da Apabb RJ capacita e sensibiliza para o mundo do trabalho

O Projeto Empregabilidade da Apabb Rio de Janeiro consiste no desenvolvimento de palestras, seminários, fóruns e debates sobre temas relacionados à pessoa com deficiência e em projetos de capacitação para sua inserção no mundo do trabalho.

No dia 27 de novembro, a equipe do Núcleo Rio de Janeiro ministrou um trabalho de sensibilização com os colaboradores da Construtora de Imóveis Residenciais Cyrela, em sua sede no bairro da Barra da Tijuca (RJ).

O encontro teve como objetivo abordar questões que permeiam o acesso da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Para isto, os profissionais da Apabb dialogaram com a equipe sobre o que a lei versa sobre a pessoa com deficiência e a sua participação na sociedade; as barreiras enfrentadas por este segmento, destacando as barreiras atitudinais provenientes do capacitismo. 

A Apabb promoveu dinâmicas que proporcionaram vivências práticas sobre diversas deficiências. Essas dinâmicas, no decorrer do encontro, provocaram a reflexão dos participantes sobre as relações interpessoais dentro do seu ambiente de trabalho. 

É importante destacar que o trabalho desenvolvido com os colaboradores da Construtora Cyrela é uma das ações previstas no Projeto Empregabilidade onde, no seu escopo, defende que o trabalho não deve ser visto somente como um dever, mas também como direito. E é por intermédio dele que se estabelece a relação mais significativa do ser humano com a sociedade, pois é nesta relação que são desenvolvidas as potencialidades de cada um. Sensibilizar os gestores e colaboradores das empresas onde as pessoas com deficiência serão inseridas é uma etapa fundamental no processo de admissão e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. 

O Projeto Empregabilidade é coordenado pelo coletivo de assistentes sociais da Apabb, representado, no Rio de Janeiro, pela assistente social Christiane Cabral.

No trabalho de sensibilização em questão, toda equipe do Núcleo Rio de Janeiro foi envolvida, o gerente de Núcleo Itamar Aquino e o técnico de lazer e esporte Rafael Ribeiro, visando trabalhar o tema na sua parte teórica, mas, também, trazer as vivências para o diálogo.

 


Data de publicação: 28/11/2024

Cadastre-se para receber nossas novidades