Notícias

Apabb RS realiza uma roda de capoeira para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down

A Apabb RS realizou uma roda de capoeira para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorando no dia 21 de março. A atividade aconteceu na esquina democrática, um dos principais pontos de reunião popular da cidade de Porto Alegre.

Marcaram presença as famílias da AFAD (Associação dos Familiares e Amigos do Down), representada por seu presidente, Vicente Fiorentini e de Paulo Brum, secretário adjunto da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.

A roda contou com 12 pessoas com deficiência, a equipe do projeto e o acompanhamento de algumas famílias da Apabb e da AFAD. Essas atividades contribuem para a inclusão e a visibilidade da pessoa com deficiência, por ser na rua, em lugar aberto, em meio aos transeuntes que para observar o que está sendo realizado.

O momento serviu também para abrir a Semana Estadual de Conscientização da Síndrome de Down, a qual será marcada por várias ações, sendo, uma das principais, a Caminhada no Parque da Redenção, que ocorrerá no dia 26 de março.

O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. A escolha da data foi proposta pelo Brasil, e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.

O objetivo da celebração é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais. 

 

Data de publicação: 23/03/2023

Cadastre-se para receber nossas novidades