Notícias

MG, SP e RJ Realizam ENFAem São Lourenço (MG)

Nos dias 28/09 (sexta), 29/09 (sábado) e 30/09 (domingo) os Núcleos Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro realizaram um ENFA (Encontro de Famílias) em conjunto, na cidade de São Lourenço (MG), com mais de 100 participantes. 

Com o tema “Trem que anda, mundo que gira”, o objetivo foi proporcionar às pessoas com deficiência e seus familiares um final de semana com atividades de lazer, com extensa participação do Serviço Social, que buscou mostrar as diferentes manifestações culturais presentes nos estados participantes, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura local de São Lourenço.

As boas-vindas do encontro iniciaram-se com recepção e acolhida dos núcleos pelo maquinista, que chegou com sua “Maria Fumaça” agitando a todos. 

A abertura do encontro começou com o aquecimento dos participantes com os profissionais de lazer conduzindo uma animada coreografia, seguida da apresentação de todas as equipes e exposição do objetivo principal do ENFA. 

Para retratar o tema aos participantes, foi realizada uma dinâmica de integração e reflexão sobre como cada um poderia contribuir para a “viagem de trem” a partir do relato das suas experiências locais. Esta, conduzida pelos assistentes sociais Kelly, Roberta e Vinícius, contou com a apresentação das famílias para a composição da “Maria Fumaça”, que retratou as expectativas de cada núcleo presente com relação ao encontro, e suas visões dos aspectos regionais positivos mais marcantes de cada Estado. As falas foram enriquecidas pela escolha musical dos grupos.

Após o jantar, foi oferecida uma festa de integração com o tema "queijos e vinhos", que contou com bastante animação do público e da irreverente presença dos personagens criados pelos recreadores do núcleo São Paulo, vestidos de Baco e de Rata, fazendo uma referência à temática da festa.

No sábado, aconteceu o passeio no “Trem das Águas” de São Lourenço, que incluiu uma viagem de trem de duas horas até a cidade de Soledade de Minas, sendo um momento de muita diversão, de lembrança à infância e de conhecimento para todos os envolvidos.

O grupo também conheceu o Parque das Águas, importante ponto turístico do município que conta com nove fontes de águas minerais e uma linda paisagem natural, apresentados pela Fontanália, personagem de ascendência romana que, junto com o gladiador, deram a dinâmica do passeio.

No final do dia, aconteceu o encerramento do evento dialogando com a proposta do tema a partir de outra dinâmica com os participantes sobre o que cada um pôde levar dessa viagem para seu lar.

De forma mais livre, as famílias foram convidadas a compartilhar seus depoimentos, que emocionaram a todos. Para fechar com muita animação, teve a festa country com música ao vivo e deliciosas comidas. 

Durante todo o evento houve relatos positivos dos familiares sobre o final de semana de diversão, passeio, integração e experiências.

A realização de um ENFA em conjunto é uma experiência gratificante, que envolve toda a equipe dos núcleos participantes, tendo sido uma experiência única para as equipes de MG, SP e RJ da Apabb.

Os núcleos agradecem às famílias pela confiança e pelo esforço em participar desse momento, bem como às equipes que se esmeraram na execução das atividades, e ao Hotel Guanabara pela linda acolhida.

São ações como essa que reforçam o papel da Apabb no acolhimento, atendimento e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias, contribuindo com a inclusão social e a qualidade de vida. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb

Data de publicação: 10/10/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades