Notícias

Apabb comemora 30 anos em grande evento nacional

Encontro de Famílias reúne mais de 500 pessoas e marca a história da associação
 
O evento mais aguardado de 2017 na Apabb finalmente aconteceu. Durante os dias 9, 10, 11 e 12 de novembro, a associação comemorou o seu aniversário de 30 anos em uma grande festa em Itanhaém (SP), no Satélite Esporte Clube, em um Encontro de Famílias (ENFA) Nacional, que reuniu equipe de profissionais, amigos e parceiros da instituição, dos 14 Núcleos Regionais onde a Apabb está instalada pelo Brasil.
 
Aproximadamente 500 pessoas participaram do evento que contou com uma programação pra lá de animada, feita especialmente para tornar o passeio inesquecível. Entre as ações aconteceram atividades recreativas na piscina e na praia para usuários e suas famílias, roteiro de city tour pelos belos pontos turísticos da cidade, shows, danças e brincadeiras. Além da grande cerimônia dos 30 anos e do baile temático Túnel do Tempo, no sábado (11), para encerrar a experiência com chave de ouro.
 
Os quatro dias foram marcantes para todos os participantes e exigiram um grande planejamento e comprometimento da equipe Apabb, liderada por Vinicius Savioli, coordenador nacional de esporte e lazer da instituição. Para muitas famílias, o ENFA foi a oportunidade de viajar de avião pela primeira vez, de ver o mar, de fazer uma viagem em família, de trocar experiências, fazer amizades com pessoas de outros estados, entre outros exemplos que trazem muita satisfação para a Apabb. No entanto, o dia que ficará na memória de todos será o sábado (11).
 
Cerimônia dos 30 anos
 
No período da tarde de sábado (11), o salão principal do Satélite recebeu a cerimônia de comemoração das três décadas da associação. Todos os participantes ganharam uma camiseta alusiva a data de presente, que trazia o sobrenome de todas as famílias presentes, e serviu de traje para a festa. O mestre de cerimônia foi Maurício Taguchi, conhecido como Tio Mau, um grande parceiro e amigo de longa data da Apabb. 
 
A festa contou com a presença do Coral do Satélite, que tornou o evento ainda mais animado e emocionante. Primeiramente, todos os 14 núcleos regionais foram convocados para ocuparem seus lugares, ao som de músicas locais e muita alegria. Logo depois, foram chamados todos aqueles que fizeram parte da mesa de cerimônia, entre eles, os membros da diretoria atual, Douglas Carvalho, presidente da Apabb, e os diretores Francisco Djalma de Oliveira, Roberto Tiné, Rosinéia Blabino e Zacke Ocke. Além de parceiros e convidados como José Rufino, presidente do Satélite, Carlinhos Guimarães, representante da Fenabb, Reinaldo Fujimoto, presidente da Anabb, Luis Antonio Carelli, grande amigo da Apabb, ex-presidente e atual conselheiro do Satélite e Eliseu Braga Chagas, secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura municipal de Itanhaém.
 
“O Satélite E.C. por muitos anos sediou encontros da Apabb em sua unidade de Itanhaém (SP) e sempre sentiu-se muito orgulhoso por poder receber aqueles eventos, nos quais procurava atendê-los  com a qualidade e a tranquilidade devidas aos pais e dirigentes dessa magnífica Entidade. Temos muitos associados em comum e eu, inclusive, associei-me logo na sua fundação com a adesão através da Berenice Souza. O fato de sermos anfitriões da festa dos 30 anos da Apbb nos alegrou sobremaneira. Nós já havíamos sediado dois eventos nacionais da associação e procuramos constantemente nos aperfeiçoar para lhes dar o atendimento devido. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas,  que essa parceria é definitiva”, garante José Rufino, presidente do Satélite.
 
O mestre de cerimônia relembrou a trajetória da Apabb e a união de seus fundadores e aproveitou para exibir um vídeo emocionante sobre os seus 30 anos de trabalho. Posteriormente, nomes importantes para a entidade foram chamados ao microfone para falarem sobre a sua relação com a associação e a causa da PcD. Fábio Ennes, do RS, Marici Bortolanza, do PR, Célia Neves e seu filho Leonardo Neves, de DF, Oldemar Barbosa, delegado da Apabb de DF, José Rufino, presidente do Satélite, Lorenzo Vancio Gaudio e a mãe Vera Lucia Gaudio, do ES.
 
A cerimônia prosseguiu para falar sobre a importância do trabalho da Apabb e dos números conquistados no último ano: mais 6 mil pessoas atendidas, mais de 112 mil atendimentos e mais de 1500 atividades realizadas. Neste momento foram homenageados os ex-presidentes Roberto Tiné e Sandra Miranda, por Átila, Ana Paula e Geraldo, do PE, e Maria do Carmo e Fábio Alex, da Apabb SE. Representando os pioneiros e sócio-fundadores a homenageada foi Berenice Souza, mãe de Emília Camargo, também ex-presidente e fundadora da associação.
 
Logo depois, o atual presidente Douglas Carvalho falou sobre a honra de estar à frente da associação no ano de comemoração dos seus 30 anos e emocionou-se ao falar do passado, sem se esquecer de olhar para o futuro. Ao lado da esposa e dos filhos, fez questão de deixar claro que faz parte de mais uma das famílias da Apabb. “Para o Colégio Diretor é uma feliz coincidência e um grande privilégio que este aniversário de 30 anos esteja sendo comemorado durante o nosso mandato. Como também ser comemorado no Satélite, onde foram realizados os primeiros encontros de famílias, que ajudaram a impulsionar nossa Apabb. Para o futuro, temos mais do que o compromisso, temos a obrigação, o dever de avançarmos! Por onde olhamos existe trabalho bem feito, muitas conquistas muitos avanços. Mas temos a consciência de que ainda há muito a ser realizado na direção de uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades de crescimento para todos”.
 
Para finalizar a cerimônia com chave de ouro, os membros da mesa convidaram a festa para cantar parabéns para a Apabb, saborear um delicioso bolo e fazer um brinde animado aos 30 anos da associação. Para surpresa de todos, o momento foi coroado com a entrada triunfante da escola de samba UAI (União dos Amigos Independentes), que sacudiu o salão e fez todos dançarem à exaustão. Os profissionais dos núcleos regionais subiram ao palco e transformaram o momento em uma grande folia consolidando o slogan da Apabb de que normal é ser feliz.
 
Baile Túnel do Tempo
 
A festa dos 30 anos foi além da celebração e à noite foi preparado um divertido Baile Túnel do Tempo, que relembrou os anos 80 e 90 com hits e danças das décadas passadas. Todos devidamente caracterizados, se divertiram ao som de uma banda ao vivo. A pista ficou abarrotada e os participantes e suas famílias aproveitaram para registrar todos os momentos fazendo fotos com a decoração temática do salão.
Que venham os próximos 30 anos!
 
“O ENFA Nacional foi de muita importância na minha vida e na de minha filha. Promoveu a 1ª viagem de avião dela em meios a amigos tão queridos nossos. Estar junto com outras pessoas que enfrentam problemas de toda ordem de discriminação e descasos como nós, poder falar dos avanços e a felicidade de vê-los interagir um com os outros não tem preço. Quero agradecer a todos que com muito amor e vontade conseguiram reunir tantas pessoas em um mesmo local e não ter nenhuma falha. Mais uma vez muito obrigada”, diz Verônica Paula, mãe de Melyssa da Silva, da Apabb RN.
 
“O ENFA, em Itanhaém-SP, foi histórico, marcante e emocionante. Cumprimos com louvor os nossos lemas: “Aqui o normal é ser feliz” e “sonhar o máximo e realizar o impossível”. Ousadia e coragem são palavras que expressam bem o momento que vivemos. A organização do evento foi impecável. Nós da Apabb GO, modéstia à parte, contribuímos para a realização deste evento magnífico e inimaginável, quando em tempos remotos começamos a idealizar Encontros de Famílias Regionais e há dois anos realizamos um evento no SESC Bertioga-SP, onde reunimos 100 pessoas dos Estados de GO, DF, SP e BA. A Apabb demonstrou no ENFA II que podemos continuar ousando e realizando muito em prol das pessoas com deficiência e suas famílias. O céu é o limite!!!”, comenta José Carlos Rodarte, delegado e pai de PcD da Apabb GO.
 
"Para nossa família foi muito gratificante participar do ENFA. Vivenciamos momentos de alegria e descontração. Percebemos no rosto a felicidade das nossas crianças, jovens e adultos, durante as atividades realizadas sobre supervisão dos profissionais da Apabb e colaboradores, bem como a interação entre famílias de outros Estados. Foi um momento ímpar que será inesquecível em nossas vidas, portanto ficou a marca da emoção e um grande agradecimento, a todas aquelas pessoas que de uma maneira ou de outra contribuíram para a realização do evento, por tanto resta dizer que: Já estamos com saudade", diz Geraldo Danta da Apabb PE, pai de Átila dos Anjos Dantas.
 
“O que dizer da Apabb: Só tenho a agradecer pela oportunidade de desfrutar de momentos maravilhosos. Ver as famílias alegres com seus filhos não tem preço e sem contar às amizades que lá fizemos. Foi uma terapia para a alma, sair da correria do dia a dia curtir o evento sem pressa. Guilherme desfrutou com muito entusiasmo de toda a programação do evento. Eu e meu filho recomendamos a Apabb para todas as pessoas com deficiência que conheço e quando estas famílias vêm até a Instituição sou a primeira a ajudar a equipe de profissionais a motivar os integrantes a participarem de todas as ações. Minha gratidão eterna por esta oportunidade e que venham mais 30 anos com muitos eventos maravilhosos como foi o ENFA – Itanhaém. Apabb é lugar de gente feliz! AMO TUDO ISSO!”, diz Rosilda da Silva Souza, mãe de Guilherme Caique da Silva Souza, de 24 anos, que tem múltipla deficiência e está na Apabb PR desde março de 2013, onde participa do Programa de Esporte, Programa de Lazer e Programa de Atenção às Famílias. 
 
“Participar do ENFA 30 anos foi uma experiência inesquecível, onde pudemos usufruir de todas as atividades propostas. O carinho recebido por parte dos profissionais assim como a disponibilidade de cada um foi importante para que todos participassem com entusiasmo. Fiz novas amizades que levarei para a vida toda. Recomendo a Apabb, pois a partir desta experiência pude sentir na pele que realmente NORMAL É SER FELIZ! E que venham mais 30 anos com muitas festas e interação”, conta Roseli Prestes da Silva, mãe de Erik Cauã Prestes Ceccon dos Santos, de 11 anos, que tem Síndrome de Down, e está na Apabb PR desde novembro de 2014, onde participa do Programa de Esporte (Natação) e do Programa de Lazer. 
 
Veja fotos no Facebook

Data de publicação: 21/11/2017

Cadastre-se para receber nossas novidades