Apresentação

35 anos de luta pela inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias

A Apabb - Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade é uma instituição sem fins lucrativos, com certificado de filantropia e utilidade pública, voltada à inclusão e à qualidade de vida das pessoas com deficiência e ao apoio às suas famílias.

A Associação está presente no Distrito Federal e nos estados da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

A Apabb tem como missão realizar ações em prol das pessoas com deficiência e de suas famílias, bem como trabalhar na defesa dos seus direitos, contribuindo para sua inclusão social e melhoria de sua qualidade de vida.

Atuação Social

Para realizar sua meta, a Associação atua na área do serviço social e desenvolve projetos de lazer e esporte, além de participar ativamente das políticas públicas de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Atualmente tem assento como titular do Conade – Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A estrutura organizacional da Apabb abrange a Sede Nacional de caráter consultivo e estratégico que normatiza, orienta, acompanha e avalia o trabalho de todos os núcleos regionais, contando com um coordenador nacional empenhado na assessoria, acompanhamento e desenvolvimento dos técnicos das áreas. Cada núcleo regional possui equipe técnica responsável pela execução e avaliação das ações de lazer e esportes, pela contratação, capacitação, acompanhamento e avaliação da equipe de recreadores e profissionais que executa as atividades para as pessoas com deficiência.

São objetivos da Apabb

- Apoiar as famílias das pessoas com deficiência;

- Orientar, encaminhar e acompanhar o desenvolvimento da pessoa com deficiência e de sua família;

- Promover o convívio e a troca de experiências por meio de encontros de lazer e atividades de recreação e/ou esportes para a pessoa com deficiência;

- Defender e disseminar a concepção da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade;

- Defender e disseminar o direito ao exercício da cidadania;

- Estabelecer inter-relações com entidades semelhantes;

- Fomentar estratégias que garantam a participação da pessoa com deficiência nas políticas públicas;

- Participar e acompanhar os conselhos de Políticas Públicas;

- Promover debates, palestras, seminários, entre outras iniciativas.

Propósito

Fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência e das suas famílias.

Visão de Futuro

Ser reconhecida como uma associação que transforma a vida das pessoas com deficiência e das suas famílias e que promove o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e solidária.

Valores

Ética, filantropia, respeito à diversidade, responsabilidade social, solidariedade, transparência.

Cadastre-se para receber nossas novidades