Notícias

"Me senti muito mais útil para sociedade", conta voluntário da causa da pessoa com deficiência

Funcionários BB contam a experiência do voluntariado na Apabb

Doar tempo, energia, alegria, carinho, conhecimento ou habilidades, pelo simples prazer de ajudar e por querer fazer do mundo um lugar melhor para todos são características de um bom voluntário.

Desde a sua fundação, a Apabb (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade) foi sustentada pelo trabalho voluntário. Há mais de três décadas, funcionários do Banco do Brasil, pais de pessoas com deficiência, se uniam fora do horário comercial para construir a instituição e lutar por um mundo mais inclusivo. 

Até hoje, toda a diretoria da Apabb é formada por diretores e delegados voluntários, além de tantos outros voluntários que arregaçam as mangas nos eventos e nos projetos da instituição.

Um deles, é o funcionário da ativa Delio Ambrosio, de Florianópolis (SC), assessor II em UE Trabalho, da Diretoria Gestão da Cultura e Pessoas-DF, que é voluntário na Apabb SC.

Sem ter nenhuma pessoa com deficiência na família, Delio conheceu o trabalho da Apabb através de uma colega do banco e, de cara, abraçou a causa.

"Decidi dedicar um pouco do meu tempo para o próximo, especialmente porque esta é uma comunidade da família BB. Desde então, me senti muito mais útil para sociedade e consegui muitos amigos".

Em um dos eventos em que a Apabb participou, Delio chegou a conduzir um garoto cadeirante em uma corrida de rua e foi pura emoção.

"Apabb é o nosso espaço de família BB, constituído por nós e onde podemos fazer o bem e ao mesmo tempo cultivarmos mais nossos laços com a empresa que escolhemos para trabalhar, ganhar a vida e buscarmos a aposentadoria", afirma.

Assim como Delio, Luciane de Fátima Scheller Dos Santos, também funcionária da ativa, como assistente da Gecex, em Curitiba, é delegada voluntária da Apabb PR.

"Eu decidi ajudar a Apabb pela seriedade e pelo trabalho transformador que inclui a todos. O slogan "normal é ser feliz" diz isso. É um aprendizado constante".

Luciane atua na instituição há sete anos, inclusive a sua própria mãe, após um AVC, fez algumas terapias na Apabb PR, hoje faz campanha para que outros colegas conheçam o voluntariado na organização.

"A Apabb faz um trabalho de inclusão através do esporte e lazer, não fazendo distinção entre as deficiências. Proporciona apoio aos familiares e orientação", explica.

Como ser voluntário na Apabb

Clique aqui e preencha o formulário disponível em “Doe seu Talento”. 

Para ver em quais estados há unidades da Apabb, clique aqui.

Assim que possível, o serviço social da Apabb entrará em contato com você para saber mais sobre as suas aptidões.

Agora, se o seu ponto fonte são as redes sociais, você também pode apoiar virtualmente. Basta clicar em “Espalhe a nossa causa” e engajar a sua rede de amigos.

28 de agosto

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985, e internacionalmente é comemorada em 5 de dezembro, data proclamada pela ONU também em 1985.

Ambas com o objetivo de reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

 


Data de publicação: 26/08/2020

Cadastre-se para receber nossas novidades