Notícias

Você escolhe o destino do seu IR

Apoie projetos de inclusão da pessoa com deficiência através da sua declaração de imposto de renda sem tirar a mão do bolso

Ainda dá tempo! Até o último dia útil do ano, ou seja, 30 de dezembro de 2020, o Projeto Movimento, que faz parte do Programa de Esporte da instituição, está apto para receber doações através da sua declaração de imposto de renda, somente no modo completo. A novidade deste ano é que você pode escolher a(s) região(ões) para qual(is) vai a sua doação entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Além de apoiar a inclusão de pessoas com deficiência, o valor doado não sai do seu bolso! A contribuição será abatida do seu imposto de renda devido: se você tiver impostos a pagar, pagará menos ou se você tiver imposto a ser restituído, sua declaração vai ser acrescida do valor doado.

Como doar

1- Estime o valor total de imposto devido em 2020 e faça um depósito identificado de até 6%.

Uma boa dica é usar o simulador da Receita Federal (clique aqui). Outra alternativa é usar como base a sua declaração de IR dos anos anteriores.

2-  Depois de definir o valor a ser doado, faça um “depósito identificado” (atenção: não é TED, DOC e nem transferência bancária entre contas) para qual região você deseja contribuir, de acordo com os dados abaixo:

Região Nordeste
Banco do Brasil 
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26628-0
Favorecido: MESP-2000591-00 
 
Região Centro-Oeste
Banco do Brasil 
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26627-2
Favorecido: MESP-2000592-00 
 
Região Sudeste
Banco do Brasil
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26626-4
Favorecido: MESP-2000593-00 
 
Região Sul
Banco do Brasil 
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26625-6
Favorecido: MESP-2000594-00 

Pronto! Você doou e o valor deverá ser lançado na sua próxima declaração de IR. Vale lembrar que é possível fazer a doação por todos os canais bancários: App do BB; internet banking; caixa eletrônico ou direto no caixa em qualquer agência.

3-  Efetuada a sua doação, o próprio comprovante do depósito já serve como recibo. No entanto, caso prefira receber uma via do recibo assinada pelo responsável legal da Apabb, entre em contato pelo e-mail: faleconosco@apabb.org.br ou pelo WhatsApp: (11) 99562-7037.

Ainda tem dúvidas? Veja perguntas repostas sobre a doação

1. Até quanto do meu imposto devido posso doar?
A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 permite que qualquer contribuinte invista parte do que pagaria de Imposto de Renda para financiar projetos sociais, podendo deduzir até 6% do imposto devido na Declaração de Ajuste Anual.
A destinação neste modelo só é permitida para quem faz a declaração no Modelo Completo. Quem declara pelo Modelo Simplificado não pode realizar esse tipo de doação. 

2. Até quando posso doar com a dedução de até 6%?
Até o último dia útil do ano, ou seja, 31 de dezembro de 2020.  E a partir de 01/01/2021, qualquer doação poderá ser abatida, em até 6%, no IR devido do ano de 2021.

3. Qual é o máximo de dedução com incentivos fiscais por pessoa?
Pessoas físicas podem doar até 8% do IR devido, sendo:

Lei de Incentivo ao Esporte até 6% (que são os quatro projetos aptos na Apabb);

Já os outros 2%, podem ser doados para dois projetos, sendo 1% para cada, apenas dos seguintes locais: Fundos Municipais, Estaduais, Distrital e Nacional da Criança e do Adolescente, do Idoso e da Cultura, Programa Nacional de Apoio à Atenção e Saúde de Pessoa com Deficiência (Pronas) e Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

4. Vou ter imposto restituído?
Se você tiver imposto a ser restituído, sua declaração vai ser acrescida do valor doado.

5. Como saber qual será o valor que posso deduzir?
Você pode usar o simulador da Receita Federal (clique aqui). Outra alternativa é usar como base a sua declaração de IR dos anos anteriores.

6. Após definido o valor da minha doação, como efetuar o repasse?
Depois de definir o valor a ser doado, faça um “depósito identificado, utilizando o seu CPF, diretamente na conta corrente bloqueada do Banco do Brasil de um dos projetos aprovados. A conta foi aberta pela Secretaria Especial do Esporte e é específica para a captação de recursos dos projetos.  Atenção: não é TED, DOC e nem transferência bancária entre contas.

Veja abaixo o que precisa ser digitado no depósito após a escolha da conta que receberá a doação:

Identificador 1: Número do CPF

Identificador 2: 2

Identificador 3: não é necessário preencher esse campo, deixe em branco (preencha apenas o identificador 1 e 2)

7. Não aparece o nome da Apabb para fazer a doação e agora?
No momento do depósito identificado, as contas não são de custódia da Apabb, mas, sim da Secretaria Especial do Esporte: “MESP-2000591-00”, “MESP-2000592-00”, “MESP-2000593-00” ou “MESP-2000594-00”, de acordo com o projeto escolhido.

8. Qual a conta para efetuar o depósito?
A novidade deste ano é que a Apabb está apta a captar recursos nacionalmente para desenvolver 4 projetos esportivos nas regiões: Nordeste (Salvador, Fortaleza, Recife, Natal e Aracajú, Centro-Oeste (Brasília e Goiânia), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória) e Sul (Curitiba, Florianópolis, São José e Porto Alegre).

Região Nordeste
Banco do Brasil 
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26628-0
Favorecido: MESP-2000591-00 
 
Região Centro-Oeste
Banco do Brasil 
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26627-2
Favorecido: MESP-2000592-00 
 
Região Sudeste
Banco do Brasil
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26626-4
Favorecido: MESP-2000593-00 
 
Região Sul
Banco do Brasil 
Agência nº 3324 DV: 3 
Conta Corrente vinculada nº 26625-6
Favorecido: MESP-2000594-00 

9. Em quais canais bancários posso realizar a doação?
É possível fazer a doação por todos os canais bancários: App do BB; internet banking; caixa eletrônico ou direto no caixa em qualquer agência.

10. Vou receber algum recibo de doação?
Após receber o depósito identificado, vamos te enviar um recibo de doação de duas formas: por e-mail e fisicamente para a sua casa. Para recebe-lo, nos envie um e-mail com seu nome, endereço, CPF e telefone para faleconosco@apabb.org.br, assunto: Doei IR 2020.

11. Doação de associado da Apabb é dedutível do Imposto de Renda?
Não existe previsão legal para a dedutibilidade de doações feitas diretamente em favor de entidades filantrópicas ou assistenciais, conforme determina o Decreto nº 3.000, de 26 de março de 1999. A legislação em vigor permite às pessoas físicas somente o abatimento no Imposto de Renda a pagar através da doação à instituições que tenham projetos aprovados para captação de recursos por meio de incentivos fiscais

12. O que será feito com as doações?
Os valores doados serão totalmente destinados aos projetos, cujos objetivos são: proporcionar o aumento do convívio social; o estimular à independência e à autonomia, desenvolver habilidades físicas e socioafetivas, melhorar a qualidade de vida e bem-estar e integrara à pessoa com deficiência e sua família. Os projetos terão duração de 12 meses e beneficiarão 380 pessoas com e sem deficiência, entre crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

13. Quais atividades serão realizadas?
Nordeste: Iniciação esportiva, Bocha, Futsal e Natação. 
Centro–Oeste: Iniciação esportiva e Natação
Sudeste: Iniciação esportiva, Atletismo, Bocha e Natação 
Sul: Iniciação esportiva, Atletismo e Natação.

14. Por que não é possível doar para a região Norte?
Apesar da Apabb estar presente em 14 estados do Brasil, ainda não há um Núcleo Regional no Norte. Por isso não existe a opção de doar para a região neste momento. A criação de uma unidade é um desejo antigo dos membros da instituição e a tratativa para que Belém (PA) receba a primeira unidade já está em avançado andamento.

15. Quais são as formas de contato da Apabb?
E-mail: faleconosco@apabb.org.br
WhatsApp: (11) 99562-7037

Projeto Movimento
Todas as ações são fundamentadas na aprendizagem e na busca de vivências inclusivas, por meio do desenvolvimento das potencialidades individuais e de grupo.

Através da captação será possível investir em uniformes para alunos e equipe, em festivais esportivos, aquisição de peças e acessórios esportivos necessários para a execução do projeto, além de salário e capacitação dos profissionais. 

Entre os objetivos estão: aumentar o convívio social; estimular a independência e autonomia; desenvolver habilidades físicas e socioafetivas; melhorar a qualidade de vida e bem-estar; integrar a pessoa com deficiência e sua família; capacitação profissional nos cuidados as pessoas com deficiência e promover eventos sócio esportivos e revelar talentos.

Onde vai acontecer?
Em todos os estados os projetos terão duração de 12 meses e vão beneficiar no total 380 pessoas com e sem deficiência, entre crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.

Nordeste: nos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, respectivamente nas cidades de Salvador, Fortaleza, Recife, Natal e Aracajú, através do oferecimento da prática
de modalidades esportivas.

Atividades oferecidas
BA: Iniciação esportiva e Bocha
CE: Iniciação esportiva e Natação
PE: Iniciação esportiva e Natação
RN: Iniciação esportiva, Futsal e Natação
SE: Iniciação esportiva, Futsal e Natação

Centro–Oeste: nos estados de Brasília e Goiás, respectivamente no Distrito Federal e na cidade de Goiânia.

Atividades oferecidas
DF: Iniciação esportiva e Natação
GO: Iniciação esportiva e Natação

Sudeste: nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horiz0onte e Vitória.

Atividades oferecidas
ES: Iniciação esportiva, Bocha e Natação
MG: Iniciação esportiva e Natação
RJ: Iniciação esportiva e Atletismo
SP: Iniciação esportiva e Natação

Sul: nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente nas cidades de Curitiba, Florianópolis e São José e Porto Alegre.

Atividades oferecidas
PR: Iniciação esportiva e Natação
SC: Iniciação esportiva e Atletismo
RS: Iniciação esportiva e Natação

Data de publicação: 21/10/2020

Cadastre-se para receber nossas novidades