Notícias

Apabb MG realiza Semana da Pessoa com Deficiência

O NR MG ofereceu a seus usuários e familiares atividades especiais em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência. Entre os dias 27 e 30 de agosto, as famílias puderam participar de diferentes eventos, desde palestras até sessões de fotos.

As comemorações tiveram início na segunda-feira com a psicóloga Juliana Martins, que falou sobre limites para pessoas com deficiência através da palestra “Deficiência Intelectual e Compreensão de Limites: uma relação possível”, tratando de temas como o desenvolvimento humano, os estilos parentais e principalmente, a importância de estabelecer limites para pessoas com deficiência, e como os mesmos podem ser ensinados. Após essa palestra, as famílias tiveram dicas de cuidado com a pele com as representantes Ana e Débora da Mary Kay, que fizeram uma demonstração de produtos de limpeza e hidratação.

Na terça-feira, os usuários fizeram barba, cabelo e bigode, proporcionado pela Barbearia Tradicional (@barbearia_tradicional_bh). Os funcionários do local doaram sua tarde oferecendo momentos de descontração e beleza para os participantes. Enquanto isso, as mulheres puderam viver uma tarde de modelos, através de uma sessão de fotos, com acessórios diversos e muito charme.
A quarta-feira teve início com a aferição das medidas antropométricas (peso, altura, circunferência cintura e quadril) e de pressão dos usuários do Projeto Movimento. Para essas medições, o NR contou com a presença dos monitores do Projeto de Extensão Educação Física Inclusiva e voluntários do curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 

Enquanto isso, o Serviço Social do NR MG proporcionou às famílias um Grupo de Apoio (GAF), que tratou sobre a violência contra a mulher. A Companhia de Teatro Trupe a Torto e a Direito, apresentou o espetáculo de Mamulengo: “A Queixa”, “onde você se diverte aprendendo e aprende sorrindo com inteligência”. 

Usando a linguagem do boneco popular brasileiro, o Mamulengo, a Trupe conta a história de maneira humorada e musical sobre um tema conhecido por todos: a violência contra a mulher cometida por ex-namorados e parceiros contra as suas companheiras. Sendo assim, a personagem Rosinha é violentada pelo seu ex-noivo alcoólatra que não aceita o término do relacionamento e quer obrigá-la a retomar a relação. Para isso usa e abusa da violência e das chantagens emocionais. A questão é a mudança de atitude que deve tomar a personagem feminina através da queixa, para quebrar o círculo vicioso da omissão e da agressão e usar dos direitos que lhe são garantidos através da Lei Maria da Penha. 

Encerrando a programação, foi realizada uma palestra sobre “Os Benefícios da Alimentação para Praticantes de Atividade Física” com as nutricionistas Fernanda Lorraine, Marceli Rodrigues e Rosane Leão. Foi um momento de muito aprendizado e discussão, proporcionando às famílias a oportunidade de tirar dúvidas sobre alimentação, a sua relação com a atividade física e com a própria deficiência. As mesmas trouxeram ainda vários alimentos com a quantidade de açúcar, sódio e gordura, de modo a alertar os participantes sobre os riscos do consumo de alimentos industrializados.

Foi uma semana de muito aprendizado e diversão, que trouxe ricas reflexões e discussões para o grupo! O NR agradece a parceria de todos os envolvidos e a confiança das famílias no trabalho desenvolvido pela Apabb MG.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 05/09/2018