Notícias

Batismo surdo /Apabb ganha sinal de libras

Batismo surdo /Apabb ganha sinal de libras

O Núcleo Apabb no Pará tem cursos de Libras desde novembro.  Quem ministra as aulas são as Professoras:  Ellen Oliveira e Áurea Ferreira. O treinamento terá a duração de 4 meses. O curso é realizado no Condomínio BB Humaitá, onde fica localizada a Apabb NR Pará. O objetivo da ação é promover a comunicação entre surdos e /ou ouvintes, bem como dar notoriedade e acessibilidade à Língua Brasileira de Sinais.

Para Bruna Pantoja, gerente do Núcleo: “Quando começamos a receber Pessoas Surdas no Núcleo Pará, começamos a nos estruturar para atendê-los, soubemos que toda pessoa e toda instituição, tem um "sinal". Foi nos explicado também, que só um Surdo pode dar o Sinal a um ouvinte. E foi desta forma, que os nossos atendidos que são Pessoas Surdas, fizeram o sinal da Apabb. O Núcleo Pará se sente muito honrado em ter o Sinal em Libras da Apabb dado pelos nossos atendidos. Isso mostra a importância de fazer com que nossos atendidos tenham o sentimento de pertencimento. A inclusão deles em poder saber o que é a Apabb e o que esse sinal representa a eles é satisfatório! ”. 

Ana Caroline Ramos. Pessoa Surda, formada em Pedagogia Bilíngue, atendida do Núcleo Pará foi que criou o sinal. Ganhar um sinal é um prestigio e significa reconhecimento da comunidade.

O batismo começa pela soletração do nome através da datilologia, o alfabeto manual.

O segundo é o Sinal da Apabb. A letra "A" e em cima um passarinho em alusão a logomarca da Apabb.


Data de publicação: 21/12/2023

Cadastre-se para receber nossas novidades