Notícias

Apabb PR promove GAF sobre ciclo sustentável do alimento

A ideia do Ciclo Sustentável do Alimento da Apabb PR surgiu pela demanda de soluções práticas
para conscientizar as pessoas sobre o consumo sustentável  e o destino dos resíduo orgânicos gerados. O encontro aconteceu no dia 18 de outubro em parceria com o Ambiente Livre.

A ideia é trabalhar em prol do combate ao desperdício de alimentos no cotidiano a partir do reconhecimento do valor intrínseco da alimentação. Segundo a FAO, ⅓ de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado, e 10% dessa parcela acontece pelos próprios consumidores em suas casas.

Em uma oficina prática, foi possível ver o plantio de mudas de plantas alimentícias, estimulando os participantes ao contato com a terra e os vegetais, contextualizando em discurso simples a importância de plantar o próprio alimento e o valor agregado neste hábito. Foi conversado sobre a importância da horta caseira em espaços mínimos valorizando o ciclo do alimento.

Além disso, foi preparada uma salada de frutas, preparada junto com os participantes, dando preferência aos frutos fora do padrão estético que o consumidor é acostumado a comprar nos mercados e feiras. 

Essa conscientização estimula os participantes a não escolher o alimento pela sua aparência e sim pela sua condição
apropriada para consumo, levando em consideração que 5,2 milhões de toneladas de frutas são desperdiçadas no mundo todos os anos.

O evento foi bastante importante para as famílias e, no final, foram distribuídas plantas ornamentais para os participantes. 

Curta a página da Apabb 


Data de publicação: 07/11/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades