Notícias

Apabb RJ participa de Fórum no Comdef-Rio

Promovido anualmente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro - Comdef-Rio, o XV Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, aconteceu no dia 13 de dezembro de 2018, no Auditório da Gepes no CCBB RJ, e a Apabb RJ estava lá.

O tema do evento foi “Viver e morar com dignidade e autonomia” e contou com painéis e debates sobre a humanização dos abrigos e propostas de políticas públicas para oferta de apoios em casa, moradias para a vida independente e outras alternativas de morar com qualidade de vida.

Foi inspirando pelos dados contidos no documento da Human Rights Watch (HRW), organização não-governamental com atuação internacional, que evidenciou a necessidade de se atuar mais firmemente sobre o controle social para reverter a precariedade do sistema e as lacunas das políticas públicas sobre o assunto. O título do relatório enfatizou a gravidade da questão no Brasil: “Elas ficam até morrer: uma vida de isolamento e negligência em instituições para pessoas com deficiência no Brasil”.

A partir dos indícios apontados, o Comdef-Rio instituiu o Grupo de Trabalho -Abrigos, específico para analisar as condições dos espaços de institucionalização das pessoas com deficiência, ambientes que recebem terminologia diversificada (instituições de longa permanência, abrigos, leitos de retaguarda e casa lar) e são de responsabilidade de secretarias do Governo Municipal.

O Comdef-Rio pretendeu democratizar o debate e propor soluções para um problema urgente que demandarão esforços intersetoriais articulados com as esferas de governo e com a participação de associações que estudam o assunto. Neste sentido a Sra Flávia Poppe, diretora do Instituto JNG, responsável por eventos e publicações voltados para a autonomia e moradia independente com suporte individualizado para pessoas com deficiência, teve um momento interessante de fala, e exposição da sua proposta, que segue o modelo inglês de moradia independente para pessoas com deficiência intelectual.

A cerimônia de abertura contou com a presença do subsecretario da pessoa com deficiência; de Geraldo Nogueira; da Lucy Martins; da conselheira CEPDE RJ; do Marco Castilho como mediador e da Dra Izabel Maior. 

Em seguida, foram realizados os seguintes painéis: "Diagnóstico da Situação", "Onde e com quem desejo morar: direitos e expectativas" (depoimentos das usuárias Elane Lima, residente do Sodalício da Sacra Família, e Aline Braga, da Casa Lar Herivelton Martins).

Por fim, o painel "Políticas públicas para cuidados e apoios em casa, em moradias para a vida independente e alternativas". Após breve debate, foi feito o encerramento com a proposta de um documento formal do Conselho e Confraternização.
 
A Apabb RJ agradece ao Comdef Rio pelo convite, nas pessoas da Assistente Social Roberta Sales, da Conselheira municipal Lucia Zacheu e do delegado Paulo Simões, e parabeniza a organização e conteúdos ofertados no evento. 

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 20/12/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades