Notícias

Apabb RJ prestigia Orquestra Sinfônica

No dia 19 de julho, foi realizado um ENFA I com as famílias da Apabb RJ.

Durante o encontro, os familiares participaram de um ensaio aberto da Orquestra Sinfônica Brasileira, que aconteceu na sala Cecília Meireles localizada na Lapa. 

Foi exibido o espetáculo Divertimentos nº 7 e 11, de Mozart e em formação de câmara estavam os músicos Nikolay Sapoundjiev e William Isaac (violinos), Samuel Passos (viola), Emília Valova (violoncelo), Waldir Bertipaglia (contrabaixo), Felipe Destéfano (fagote) e Danillo Silles (trompa).

Ao longo da apresentação, os músicos foram contextualizando a produção de Mozart em relação à Série Divertimentos. Orientaram que à época, a diversão se dava muito em espaços familiares, de convivência com amigos mais próximos. Com isso, ele criava inspirado por pessoas que marcaram sua vida. 

Como é o caso de sua irmã Maria Anna Mozart, que além de musicista, também teria sido uma exímia cantora, caso seu pai houvesse lhe permitido a vida artística – própria do mundo “masculino” na ocasião. 

Outra informação de grande relevância é que o acesso à música e à arte em geral era muito difícil para as classes sociais menos abastadas. A população mais pobre se quisesse ouvir música, teria que ter amizades com músicos, ou a própria aprender a tocar algum instrumento. Diferente da atualidade, onde a internet proporciona (conforme o serviço contratado), uma infinidade de opções musicais, a qualquer tempo. 

A Apabb RJ participou com um grupo de 20 pessoas, que puderam vivenciar uma experiência diferente do que a maioria está acostumada, pois metade do grupo nunca havia tido contato com a música clássica. 

A interação dos músicos, seus comentários e explicações, foram, sem dúvida, um diferencial. Eles frisaram bastante do quão relaxante é a música clássica, e como ela pode abraçar a diversidade cultural, considerando as diferentes nacionalidades dos músicos presentes, e a composição da plateia, que contou com crianças, jovens, adultos e idosos (levados por serviços públicos e da sociedade civil: escolas, CRAS, ONGs, etc). 

A Apabb agradece às famílias participantes por acreditar e fortalecer ainda mais a parceria com o NR e agradece ainda a Claudia Bueno - produtora cultural e assessora de imprensa, que torna possível a participação das famílias da instituição em eventos desse tipo, que contribuem para o desenvolvimento cultural e cognitivo dos usuários.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 25/07/2019

Cadastre-se para receber nossas novidades