Notícias

Grupo de Apoio às Famílias da Apabb RJ fala sobre epilepsia

No dia 29 de novembro de 2018, o NR Apabb RJ realizou o seu penúltimo GAF do ano, no Auditório do CARJ, apresentando um tema de grande relevância, porém, com pouca visibilidade: a epilepsia.

Através de mais uma articulação com a parceria do Projeto Somos Todos Especiais, foi convidado para palestrar, o professor Alexandre Meirelles. 

A epilepsia é uma doença que atinge cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo caracterizada por um conjunto de sintomas que são originados de um grupo de neurônios disfuncionantes, que emitem sinais atípicos ou irregulares. As crises da epilepsia podem ser divididas em parciais, que atingem apenas uma parte do cérebro, ou generalizadas, que afetam todo o órgão. A epilepsia não é contagiosa e não é uma doença mental. 

O professor, e também pai de um adolescente com epilepsia, esclareceu a diversidade de tipos de crises convulsivas, dando exemplos reais de estudos de casos realizados pela Fiocruz, instituição que tem capacitado continuadamente técnicos e familiares interessados em acessar novas formas de tratamento e de atendimento preventivo. Citou a experiência bem sucedida que seu filho tem há 3 anos com o uso do cannabidiol. Alertando para o alto custo e preconceito sobre a matéria prima do medicamento. 

A palestra trouxe ainda o olhar sobre a epilepsia em ambientes educacionais, onde a maioria dos profissionais não tem capacitação mínima sobre o assunto. Fato que bloqueia boas intervenções que as equipes poderiam fazer tanto na observação, quanto nos socorros primários. O professor é parceiro de várias escolas, e procura, sempre que solicitado, realizar as palestras e rodas de conversas que ajudem na desmistificação da doença que, apesar de ter alta incidência no Brasil e no mundo, permanece na invisibilidade, não sendo considerada com maior seriedade nas políticas públicas. 

Por fim, o associado da Apabb Felipe Manno compartilhou suas experiências de superação exitosas, convivendo com a epilepsia. Ele se destaca por ser multiplicador atuante na APAE Tijuca, como autodefensor, além de ser voluntário para palestras sobre inclusão produtiva da pessoa com deficiência e autonomia. Felipe também agraciou os participantes e demais transeuntes do CARJ com a sua exposição de produtos artesanais feitos em madeira. 

Participaram pessoas com deficiência, familiares e profissionais de saúde, além de funcionários BB e terceirizados atuantes na CIPA. Todos foram tirando suas dívidas e emitiram suas opiniões ao longo da fala cativante do palestrante. 

A Apabb RJ agradece imensamente ao professor Alexandre Meirelles, pelo rico conteúdo apresentado. À parceira Jussara Costa, líder do Projeto Somos Todos Especiais, e à funcionária BB Gleide Rocha (também integrante da ECOA), no CARJ. E aos demais participantes pela presença.

Veja fotos no Facebook

Curta a página da Apabb


Data de publicação: 06/12/2018

Cadastre-se para receber nossas novidades