Notícias

Participantes da Apabb RJ fazem passeio histórico na cidade

No dia 22 de outubro, um grupo de 30 participantes do programa de lazer da Apabb RJ participou de um passeio histórico e fotografia inclusiva em parceria com o fotojornalista e educador Carlos Erbs. 

O passeio foi do paço imperial ao Cais do Valongo, passando pelo Arco do Telles, casa França Paris e Pedra do Sal.

Antes do início da caminhada foram passadas algumas técnicas de fotografia para os participantes que já saíram fotografando. A cada trecho da caminhada eles foram conhecendo detalhes da história.

O Paço Imperial é um edifício histórico construído para residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro, passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos Imperadores do Brasil. Atualmente é um centro cultural, o Paço Imperial é tido como o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil.

Considerada berço do samba carioca, a Pedra do Sal é ponto de encontro de sambistas da cidade. Tem este nome porque o sal era descarregado na rocha por africanos escravizados. Os degraus foram esculpidos para facilitar o trabalho de subir na pedra lisa. Na Pedra do Sal, surgiram os primeiros ranchos carnavalescos, afoxés e rodas de samba.

O Cais do Valongo é um sítio arqueológico dos vestígios do antigo cais de pedra construído pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro para o desembarque no Rio de Janeiro de africanos escravizados. Em julho de 2017 foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

No final, ficou combinado de criarem um grupo para discutir sobre passeio e organizar novos eventos voltados para a fotografia.

A Apabb agradece a parceria do fotojornalista e educador Carlos Erbs, que foi brilhante e deu todo o apoio técnico necessário para o evento.

Além dele, o NR agradece também aos profissionais e voluntários pela dedicação e aos participantes e familiares por acreditarem e sempre prestigiarem os eventos.

Veja fotos no Facebook


Data de publicação: 28/10/2022

Cadastre-se para receber nossas novidades