Notícias

Como uma das entidades coordenadoras, Apabb SP participa do Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência

A inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é uma pauta extremamente importante, mas ela só acontece na prática quando há pessoas realmente engajadas no desenvolvimento das políticas públicas e, principalmente, quando as próprias pessoas com deficiência são envolvidas nesse processo.


Com essa premissa nasceu o Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência (FPEPCD), que busca unir, fortalecer e ressignificar as ações ligadas ao segmento, contribuindo para o aperfeiçoamento da cultura, dos sistemas legais, das políticas públicas e práticas corporativas em prol desse público. Nessa atual gestão, a Apabb SP é uma das três entidades que coordena o colegiado. As outras organizações que coordenam o colegiado são: Associação Brasileira de Síndrome de Williams (ABSW) e Associação Inspirare. 


O FPEPCD é um colegiado apartidário e sem fins lucrativos que, neste ano, completa 10 anos, celebrando diversas ações e conquistas em sua trajetória, mas que, ainda, apresenta muitos desafios e demandas para se alcançar uma inclusão plena, como rege a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.


Na busca deste ideal, as entidades que compõem o Fórum Paulista se reuniram, no dia 4 de fevereiro, para planejarem as ações e definirem estratégias de atuação do coletivo para o corrente ano.
Dentre as ações previstas para 2023, está a realização da 3ª edição do Multiálogo, momento em que o FPEPCD reúne entidades filiadas e outras de interesse num espaço onde ocorrem diversos diálogos, palestras, rodas de conversa, sobre vários temas voltados ao atendimento e aos direitos das pessoas com deficiência.


A Oficina de Planejamento foi aberta com uma roda de conversa sobre a regulamentação da LBI, iniciada a partir da leitura da Carta de São Paulo do Fórum Paulista, com falas e participação, também, de representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo; do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; do Conselho de Estado dos Assuntos da Pessoa com Deficiência; da Abaçaí Cultura e Arte – moderadora da oficina; e do Sesc São Paulo.


No período da tarde, os participantes organizados em subgrupos definiram, de forma colaborativa, os eixos estratégicos que nortearão as ações do Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência. 

 

Data de publicação: 14/02/2023

Cadastre-se para receber nossas novidades