Programa de atenção às famílias e às pessoas com deficiência

Atendimento, orientação, encaminhamento e acompanhamento individual, familiar e em grupo, voltados às pessoas com deficiência e às suas famílias.  São projetos deste programa:
 
Grupo de Apoio às Famílias (GAF)

Considerando que a família constitui-se no espaço privilegiado de proteção e socialização, o GAF promove encontros, rodas de conversa e grupos de discussão, não apenas para orientação e suporte aos familiares das pessoas com deficiência, mas também para fomentar um espaço onde é possível trabalhar questões pertinentes ao protagonismo, autonomia, a efetiva garantia de direitos e o empoderamento dos seus membros.

Para isso, o projeto busca estabelecer discussões reflexivas e atividades relacionadas ao fortalecimento de vínculos, garantindo um espaço propício para troca de experiências e vivências.
 
Caminhando com as Escolas

O projeto visa contribuir para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo do aluno com deficiência e para sua interação com a escola, família e comunidade, possibilitando o desenvolvimento de um processo educativo participativo, solidário e inclusivo.

Com o apoio socioeducativo oferecido pelo Programa, pais encontram maneiras de lidar com as questões relacionadas à educação e a interação de seus filhos no ambiente escolar, enquanto os profissionais dos centros de educação percebem a necessidade de buscar formas de atender as necessidades desse aluno, contribuindo assim para a eliminação e/ou diminuição das barreiras arquitetônicas e as barreiras atitudinais, como discriminação e preconceito.
 
Tratamento Diferenciado na Saúde

Proporciona por meio de contatos, acompanhamento e parcerias, o acesso dos usuários a profissionais ou serviços especializados privados na área de saúde.
 
 Oficina de Artes

Através de atividades manuais e artesanais, o projeto visa promover o estímulo à criatividade, desenvolver e/ou ampliar habilidades motoras, elevar a autoestima, romper com o isolamento, fortalecer a socialização, contribuindo ao mesmo tempo para geração de renda.
 
Ligados pela Arte

Tem por objetivo estimular a criatividade, auxiliar na parte motora de pessoas com deficiência auxiliando-as a conquistarem a sua autonomia, desenvolvimento de suas percepções e potencialidades favorecendo assim o seu convívio social e melhorando a qualidade de vida das mesmas. É desenvolvido através de oficinas de teatro, dança e música, leituras e dinâmicas, que trabalham a criatividade, a concentração, o improviso, a expressão corporal e o relaxamento.

Musicoterapia

Visa a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos através da música e seus elementos como som, ritmo, melodia e harmonia.
 
 SuperAção – Inclusão Digital

Tem como objetivo incluir social e digitalmente as pessoas com deficiência, por meio de aulas de informática promovendo a aprendizagem do uso do computador e de alguns programas. Através do ensino, o aluno é estimulado a desenvolver sua capacidade cognitiva e criativa, criando situações que favoreçam a vivência social na comunidade e na família.

Incluir e Crescer

É um espaço de convivência onde são oferecidas oficinas com atividades voltadas para o desenvolvimento das capacidades nas áreas educativa, afetiva e cognitiva e que tem como público-alvo pessoas com deficiência a partir dos 14 anos. São oferecidas oficinas pedagógicas, oficinas de capacitação para o trabalho e oficinas culturais, como também dança, musicoterapia, jogos da vida diária, artesanato, etc.
 

Cadastre-se para receber nossas novidades